Antigo armazém da estação no Montijo dá lugar a Oficina de Artes

O espaço Loucamente assume a responsabilidade na integração e na inclusão da pessoa portadora de deficiência

O projeto LoucaMente – Oficina de Artes, sito na Rua 1.º de Dezembro, Largo da Estação, no Montijo, já está a funcionar. A convite da Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Montijo e Alcochete, a inauguração contou com a presença de autarcas do Montijo, entre outros convidados. O Projeto Loucamente integrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência “Comunidade e Ação”, Operação Integrada Local na União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro tem como promotor a Câmara do Montijo, sendo a entidade executora a Cercima e os parceiros a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, o ACES – Arco Ribeirinho, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, o Centro Social São Pedro do Afonsoeiro e o Centro Hospitalar Barreiro Montijo.
Espaço Loucamente trás novas respostas à cidade 

Na inauguração a presidente do conselho de administração da Cercima, Cristina Dias, referiu que o “espaço tem por objetivo a criação de uma equipa de Saúde Mental intitulada Loucamente. Neste espaço pretendemos desenvolver competências empreendedoras nas pessoas que o vão utilizar, assentes em processos artísticos. A ideia é que saiam daqui artistas com projetos de vida e que consigam dar asas à sua imaginação, sempre na área da saúde mental, mas gostávamos que fosse também aberto a toda a comunidade”.
Cristina Dias referiu ainda que o espaço vai arrancar “com duas áreas: artes plásticas e cerâmica, mas é nosso objetivo que os próprios artistas consigam trazer outras áreas da escrita criativa, à dança e à música. Gostaríamos que este espaço ficasse consolidado mesmo depois do PPR”.
“A Cercima tem feito uma notável obra na área da inclusão no Montijo” afirmou o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, que se mostrou visivelmente satisfeito pela inauguração: “Ao abrir as portas, o espaço Loucamente assume a responsabilidade na integração e na inclusão da pessoa portadora de deficiência, designadamente, através das artes mas assume, também, um papel na construção de uma cidade mais solidária e sustentável”, disse.
Loucamente trata-se de um projeto de promoção da saúde, com caráter preventivo na comunidade e com a criação de dinâmicas específicas de intervenção e prevenção da saúde mental. A criação de uma equipa de saúde mental, integra atividades de acompanhamento psicológico, de expressão cultural e inovação social, com respostas que contribuam para a promoção da saúde mental e empreendedorismo das pessoas em situação de maior vulnerabilidade face à doença mental.
É objetivo do projeto, entre outros, estabelecer ações psicoeducativas de informação e sensibilização sobre a doença mental para a comunidade e atelieres artísticos, prevendo ainda a dinamização de um grupo de autorrepresentantes com doença mental.
Recorde-se que foram aprovados 22 contratos-programa com diversas instituições e juntas de freguesias do concelho, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - projeto "Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas”, que envolve, uma verba no valor de cerca de seis milhões de euros de fundos comunitários, para desenvolver ações nas freguesias de Montijo/Afonsoeiro e Pegões/Canha. À Cercima, para o desenvolvimento do projeto Loucamente, foi atribuída a verba de 117 mil 131 euros. 

Comentários