Trabalhadores da administração local em Setúbal exigem aumentos salariais

"Exigimos que a Câmara de Setúbal nos dê melhores condições de trabalho", diz o sindicato 

Cerca de 180 trabalhadores da administração local do concelho de Setúbal concentraram-se nesta quarta-feira em frente ao Fórum Luísa Todi e desfilaram até ao Largo José Afonso para exigirem aumentos salariais e melhores condições de trabalho. “Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial de 100 euros e um subsídio de refeição de nove euros”, disse à agência Lusa Patrícia Teixeira, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local. 
Trabalhadores prometem voltar às ruas 

“A nível local, exigimos que a Câmara de Setúbal nos dê melhores condições de trabalho, porque há trabalhadores que acabam por ter de adquirir as próprias ferramentas de trabalho e o calçado”, acrescentou Patrícia Teixeira, durante o protesto, que decorreu entre as nove e as 11 horas, em Setúbal.
De acordo com a sindicalista, a demora da autarquia sadina na substituição de materiais de desgaste rápido “é demasiado penalizadora para os trabalhadores, que auferem salários muito baixos”.
Patrícia Teixeira denunciou ainda que alguns trabalhadores, devido aos baixos salários que auferem, transformam uma refeição em duas: “ao almoço no refeitório municipal comem apenas o segundo prato e guardam a sopa para o jantar”.
Durante o mês de fevereiro, o STAL promete levar a cabo outras ações de protesto, junto à Câmara de Setúbal e às juntas de freguesia, para exigir melhores condições de trabalho e aumentos salariais que minimizem a perda do poder de compra devido à taxa de inflação.

Comentários