Sesimbra espera milhares de pessoas no Carnaval

Palhaços, escolas de samba, cegadas e bailes animam a maior festa de Carnaval do distrito

Em Sesimbra respira-se Brasil com os desfiles, no domingo e na terça-feira, de seis escolas de samba e de dois grupos de afro-axé, com cerca de mil elementos na marginal de Sesimbra. O Cortejo de Fantasias de Palhaço, considerado um dos maiores desfiles de palhaços do mundo, é outro dos destaques do cartaz onde, espera-se, cerca de três mil mascarados animam a tarde de segunda-feira. Umas das novidades deste ano é a realização de dois trios elétricos nas noites de sábado e segunda-feira, ao longo da Marginal. As tradicionais cegadas, um costume centenário, as Cavalhadas, em que os habitantes, a cavalo, de bicicleta ou de mota, demonstram a sua perícia, e o enterro do Bacalhau, que encerra os festejos, são outros destaques do programa.
Sesimbra espera o melhor carnaval de sempre 

Seis escolas de samba e dois grupos participam no Carnaval de Sesimbra deste ano, que, depois de dois anos de pausa, traz à marginal aquela que, de acordo com o município sesimbrense, “promete ser a melhor edição de sempre dos 40 anos da história de um dos mais belos carnavais de Portugal”.
A Câmara de Sesimbra, refere que, no que diz respeito a novidades, “este ano haverá dois ecrãs gigantes, no Largo de Bombaldes e no Largo da Marinha, para que o público possa acompanhar, ao pormenor, a beleza do desfile, e ainda uma zona de bancadas com bilhetes individuais para os desfiles de domingo e terça-feira e pacotes de quatro dias para os verdadeiros entusiastas”.
Para a autarquia “o Carnaval é um dos pontos altos do calendário de eventos do concelho de Sesimbra em termos turísticos e representa um momento fundamental para o tecido económico local, constituído, essencialmente, por estabelecimentos de restauração e similares, hotelaria e alojamento local”. A aposta da autarquia neste evento, “com mais de 40 anos de história e muito enraizado na comunidade sesimbrense”, é, assim, “um estímulo à economia local, que consideramos essencial”.
Entre os pontos altos da programação estão, como habitualmente, os desfiles de domingo, 19, e terça-feira, 21, que terão no total “cerca de mil elementos a desfilar, em perto de quatro horas de festa”.
Na segunda-feira, 20, há o Corso de Palhaços, “considerado o maior do mundo”, que reúne todos os anos mais de três mil pessoas mascaradas de palhaço, de todas as idades. 

Grupos femininos animam a tarde de sábado 
O carnaval mais brasileiro de Portugal
O grupo feminino Tripa Mijona, da Tripa Associação, desfila na tarde de sábado, na marginal de Sesimbra, com o tema “O poder da música” e 56 elementos. 
Este ano, as noites de sábado e segunda-feira serão animadas por dois trios elétricos, que também atravessam a marginal, em sentidos opostos, entre as 22 e as duas da madrugada. Mantém-se o compromisso ambiental, iniciado na última edição, com a campanha “Viró copo e usa o mesmo”, que disponibiliza copos reutilizáveis a todos os estabelecimentos de venda de bebidas para evitar a utilização de copos descartáveis.
O programa contempla ainda as tradicionais cegadas. Um costume centenário das zonas rurais que se tornaram uma imagem de marca desta época, a espalhar sátiras e humor por vários pontos do concelho. O grupo de cegantes, constituído exclusivamente por homens, promete muitos momentos de boa disposição, na rua e em cafés. Em verso, e acompanhados à guitarra, o grupo vai apresentar, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade sesimbrense e portuguesa.
O Carnaval de Sesimbra não fica completo sem os famosos bailes das coletividades, desde as semanas que antecedem o Carnaval, se reúnem mascarados para noites inesquecíveis de folia  nem das Cavalhadas, costume da aldeia de Alfarim, e o Enterro do Bacalhau, que encerra a folia, na quarta-feira. 

Comentários