Montijo inaugurou mostra da biodiversidade do concelho

Exposição para que jovens percebam que "temos esta riqueza e criem uma ligação com a terra"

Já inaugurou a mostra expositiva com testemunhos da riqueza natural do concelho "Montijo à descoberta da natureza", no Museu Municipal Casa Mora. A exposição com fotografias de Eduardo Martins apresenta-nos a fauna do concelho e dá um testemunho da riqueza da biodiversidade existente. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, felicitou o autor e funcionário da câmara que “nos tempos livres faz este trabalho de tentar captar momentos da nossa vida natural do Montijo”. A exposição está patente até dia 18 de Março. 
Exposição patente na Casa Mora até 18 de Março 

Destacou a exposição como “espelho da nossa biodiversidade, muito expressada através das aves, mamíferos e insetos que mostra que, apesar de sermos território fortemente construído com novos edifícios, somos um território com uma extraordinária biodiversidade”. O autarca salientou “a importância de parques e jardins para que, dentro da cidade, se continue a ter um espaço para a vida natural, para preservar a biodiversidade e adaptar a cidade a este novo desafio”.
Eduardo Martins revelou que “na Câmara do Montijo temos feito um trabalho de registo fotográfico da biodiversidade que tem servido para ilustrar uma serie de publicações e exposições e que a mostra é o testemunho desse trabalho”. Frisou a particularidade do concelho de Montijo e da descontinuidade do seu território, “com duas regiões muito distintas a que correspondem biodiversidades igualmente diferenciadas”, correspondendo a zona Oeste à área de maior densidade populacional, junto ao Estuário do Tejo, com grandes manchas de sapal, com as suas antigas marinhas e salinas, e a zona Este, de características rurais, agroflorestal, com extensa área de charneca, pinhal, eucaliptal e montado de sobro.
O autor sublinhou também a importância da exposição para “que jovens percebam que temos esta riqueza e criem uma ligação com a terra”.
A exposição está patente até dia 18 de Março, de terça-feira a sábado das nove às 12h30 e das 14 às 17h30 e a entrada é livre.

Comentários