Montijo apresenta desempenho orçamental de 117 por cento

Autarquia apresenta “desempenho orçamental de excelência” com uma política de “contas certas” 

O executivo municipal deliberou a aprovação do mapa de desempenho orçamental da Câmara do Montijo respeitante ao ano de 2022, em reunião de câmara realizada. O presidente da Câmara Municipal, Nuno Canta, destacou mais uma vez um “desempenho orçamental de excelência” com uma política de “contas certas” apresentada pela autarquia, que se reflete no mapa de desempenho apresentado cujo saldo de gerência apurado tem o valor de 13,5 milhões. Em 31 Dezembro 2022 a receita arrecadada pela autarquia ascendeu a 61,2 milhões a que corresponde uma taxa de execução de orçamento de 117,36 por cento. As propostas foram aprovadas com três votos a favor do PS e com as abstenções do PSD e CDU.
Autarquia teve saldo de gerência de 13,5 milhões

Para o crescimento da receita municipal contribuiu o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Bens, designado por IMT, que teve um crescimento no ano 2022 relativamente ao ano 2021 de 4,3 milhões de euros. 
A derrama municipal, só cobrada a grandes empresas com volumes de negócio superiores a 150 mil euros teve um crescimento de 290 mil euros e a execução de projetos cofinanciados também aumentou 1,4 milhões. 
As receitas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) fixaram-se no montante ligeiramente superior a 780 mil euros. 
Pelo contrário, a receita em sede de Imposto sobre Imóveis (IMI) teve uma diminuição em 2022, “fruto das nossas políticas de abaixamento de imposto”, conforme explicou o presidente.
No mapa de desempenho orçamental foi então apurado o saldo de gerência no valor de 13,5 milhões do qual 780 mil corresponde à verba consignada no âmbito do PRR para financiar programa das operações em comunidades desfavorecidas no concelho do Montijo.
No seguimento da aprovação do Mapa de Desempenho Orçamental, foi aprovada 1.ª Alteração modificativa ao Orçamento municipal de 2023, que integrou o saldo de execução de 2022 no orçamento 2023.
Esta integração permite fazer face a compromissos que transitaram de 2022 bem como dotar de orçamento outros projetos como: a construção da Loja de Cidadão, obras em habitação social, recuperação de edifícios escolares, arranjos exteriores em escolas, recuperação do Centro de Saúde do Montijo, Afonsoeiro, Canha e Pegões e construção do Centro de Saúde do Bairro do Areias.
Foram ainda destacados pela autarca outros investimentos a realizar como a construção de 30 fogos no Bairro do Esteval (com componente de financiamento do PRR), recuperação de 100 fogos no Bairro Novo do Esteval, construção de Alojamento Urgente Temporário, construção da Casa Mortuária de Sarilhos Grandes, reabilitação do edifício da Trabatijo, entre outros.

Comentários