Idosos com apoio na compra de medicamentos em Alcochete

Medida da autarquia para promover a longevidade dos grupos etários mais vulneráveis

No âmbito do Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados, a câmara de Alcochete aprovou a afetação, no ano de 2023, de uma verba de 20 mil  euros para comparticipar as despesas com a medicação a 80 idosos, no valor unitário até 250 euros. A formalização da inscrição junto do setor de Ação Social do município pode ser feita até 17 de Março. O referido programa, aprovado por maioria na reunião tem como principal objetivo promover a "igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos munícipes, promover a longevidade dos grupos etários mais vulneráveis, proporcionando a possibilidade de aquisição deste bem de primeira necessidade que é o medicamento", explica a Câmara de Alcochete em comunicado. 
Idosos com apoio na compra de medicamentos 

“Nestes cerca de cinco anos que estamos no exercício destas funções, esta proposta é das que mais orgulho me deu poder analisar e aprovar por dois motivos fundamentais: primeiro, porque cumprimos com aquilo que é a verdadeira missão de uma câmara municipal, que é servir a causa pública; e em segundo, e não menos importante, estamos a servir a causa pública para um conjunto de munícipes do nosso concelho mais vulnerável, os idosos”, diz o documento aprovado. 
Por sua vez, a vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Soares, disse que “a população residente com 65 anos ou mais tem vindo a aumentar nas últimas décadas” e que “a autarquia criou em boa hora este programa como forma de prestar um melhor serviço público para a qualidade de vida das pessoas idosas”.
A autarca lembrou ainda que “o referido programa tem como objetivo apoiar a aquisição de medicamentos com receita médica na parte não comparticipada pelo Serviço Nacional de Saúde a cidadãos residentes no concelho de Alcochete, com idade igual ou superior a 65 anos e que estejam em condições de carência económica”. “Pretendemos também com este programa promover a igualdade social, proporcionando a este segmento da população a aquisição de medicamentos enquanto bens de primeira necessidade”, referiu.
“Consideramos que este programa é muito pertinente na medida em que atua diretamente no orçamento familiar dos agregados e promove uma folga financeira considerável que muitas vezes é canalizada para outras despesas, como a alimentação”, acrescentou Maria de Fátima Soares.
No ano de 2022, o Programa de Comparticipação de Medicamentos aos Idosos Carenciados apoiou 69 pessoas idosas em situação de carência económica, a que correspondeu um investimento de 14 mil 952 euros.

Comentários