Escolas de Setúbal reconhecidas por práticas ambientais

Autarcas “têm a responsabilidade de transmitir e passar consciência ambiental aos jovens”

O papel desempenhado pelas escolas na promoção da consciência ambiental foi destacado nesta segunda-feira numa cerimónia realizada no Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, no âmbito do projeto Eco-Escolas. “As escolas têm atividades ambientais muito enriquecedoras, com um contacto muito grande com a Natureza, importantes para a promoção da consciência ambiental”, destacou a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro.
Praticas ambientais reconhecidas nas escolas da cidade

A autarca, que detém os pelouros da Educação e do Ambiente, falava na cerimónia de entrega dos certificados e bandeiras verdes Eco-Escolas, que atestam o forte envolvimento da comunidade educativa no desenvolvimento de ações de educação e sensibilização ambiental.
O representante da Junta de Freguesia de São Sebastião Luís Matos, vogal com o pelouro da Educação, sublinhou a importância do papel desempenhado pela comunidade educativa e autarcas na promoção da consciência ambiental.
A comunidade educativa e os autarcas “têm a responsabilidade de transmitir e passar consciência ambiental aos jovens”, afirmou Luís Matos na ação realizada, a qual contou ainda com as presenças da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, e da represente do Executivo da União das Freguesias Fátima Silveirinha. No ano letivo 2021/2022, foram galardoadas 23 escolas do concelho no âmbito do Eco-Escolas.
Este programa, destinado a todos os graus de ensino, do pré-escolar ao secundário, é implementado na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, no Jardim de Infância Aquário – Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, no Colégio Adventista de Setúbal, na Creche e Jardim de Infância do Arco Íris e na LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade.
As escolas básicas Bairro Afonso Costa, Barbosa du Bocage, da Gâmbia, n.º 4 dos Pinheirinhos, do Montinho da Cotovia, de Azeitão, Luísa Todi, do Alto da Guerra, n.º 11 Humberto Delgado, n.º 6 do Monte Belo, a Escola Primária Santa Ana e a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas são outros estabelecimentos envolvidos.
Fazem ainda parte do programa a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, a Escola Profissional de Setúbal, e as escolas superiores de Ciências Empresariais, de Educação, de Saúde e de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.
O Eco-Escolas, programa internacional da Foundation of Environmental Education, que chegou a Portugal em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa, pretende encorajar e promover a escola como um local privilegiado para a educação ambiental e sustentabilidade.

Comentários