Alcochete apoia atletas do concelho com 1680 euros

Rui Morgado e José Machado vão participar este mês no campeonato do mundo de MMA na Sérvia

A Câmara de Alcochete aprovou por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro de 1680 euros à Associação Portuguesa de Ciências de Combate para ajuda à participação dos atletas Rui Morgado e José Machado no campeonato do mundo de Mixed Martial Arts (MMA), que se realiza de 11 a 17 de Fevereiro, em Belgrado, na Sérvia. Os dois atletas de Alcochete foram distinguidos pelo município de Alcochete em janeiro de 2019 com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito Desportivo. 
Atletas de MMA já foram homenageados pela autarquia em 2019

O munícipe e atleta Rui Morgado começou a sua jornada nas artes marciais aos 11 anos na modalidade de Taekwondo, na Associação Desportiva Samouquense, chegando ao cinturão negro 2.º+ DAN. Mais tarde, pelo acréscimo da sua paixão pelas artes marciais, decidiu expandir horizontes e começar a praticar jujutsu japonês, onde iniciou o seu percurso competitivo.
Em 2018, no Open Nacional fez o primeiro combate de MMA, conquistando o título de vice-campeão nacional. Conta também com participações em campeonatos de Kickboxing pela Eka da Casa do Povo de Alcochete.
No seu currículo como atleta já constam diversas participações nacionais e internacionais, inclusive quatro ao serviço da Seleção Nacional; dois campeonatos da Europa (2019 e 2021) e três campeonatos do mundo (2018, 2019 e 2022), este último realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Atualmente concilia os treinos com a sua vida profissional e familiar, com a maior parte do seu treino a ser realizado na Associação Portuguesa de Ciências de Combate no Centro de Alto Rendimento no Jamor.
Por sua vez, o munícipe e atleta José Machado começou nas artes marciais logo aos 9 anos com o Taekwondo também na Associação Desportiva Samouquense. A partir dos 16 anos aumentou o seu foco nas artes marciais e praticou e pratica várias, como Ju-jitsu, Jiu-jitsu brasileiro, Lutas Olímpicas, Pankration e Kickboxing (também pela EKA da Casa do Povo de Alcochete), encontrando no MMA a sua modalidade de eleição.
Já com diversas participações a nível internacional alcança em 2018 o seu maior feito no MMA e também o maior feito de Portugal neste desporto, na divisão de sub-20: o título de vice-campeão europeu de MMA. Participou ainda no último campeonato do mundo de MMA, em 2022, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
De salientar ainda que os dois atletas de Alcochete foram distinguidos pelo município de Alcochete em Janeiro de 2019 com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito Desportivo.

Comentários