Urgências pediátricas em Setúbal e Barreiro serão alternadas

Serviços podem vir a encerrar aos fins de semana rotativamente nos dois hospitais  

Os serviços de Urgência Pediátrica no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, e no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, poderão encerrar aos fins de semana, de forma alternada. A medida está a ser estudada e poderá ser posta em ação em breve, segundo revela um documento de análise de um grupo de trabalho. A notícia foi avançada pela TVI.  A proposta teria de ser regulamentada pelo SNS, à semelhança do que já acontece noutras maternidades em várias unidades hospitalares do país. 
Governo estuda hipótese de rotação de urgências 

A medida está em análise, sendo que o grupo de trabalho vai repensar respostas, como a rotatividade de funcionamento das urgências entre as unidades.
Esta alteração traria impactos para os mais de 300 mil utentes dos concelhos de Setúbal, Palmela, Sesimbra, Moita, Alcochete, Barreiro e Montijo. 
A medida, aplicada pela Direção Executiva do SNS em várias urgências de obstetrícia e blocos de partos continua a ser alvo de críticas, com Fernando Araújo ainda a braços com a reorganização para resolver os problemas de resposta dos serviços.
Questionada sobre o eventual encerramento rotativo das urgências pediátricas dos hospitais de Setúbal e Barreiro/Montijo, a Direção Executiva do SNS admitiu que, na área da pediatria, ainda não conhecia “as respostas dos grupos de trabalho”, mas admitia estar “a estudar as várias especialidades em termos de resposta”.

Comentários