Namorado de Patrícia Gaspar vai coordenar Proteção Civil no Barreiro

A secretária de Estado foi mandatária do líder da autarquia responsável pela nomeação

Há um novo caso que surge devido ao escrutínio que se vai fazendo sobre as nomeações políticas. De acordo com a revista Sábado, o namorado da secretaria de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, vai ser o novo coordenador da Proteção Civil na Câmara do Barreiro. A publicação lembra que nas últimas eleições autárquicas, Patrícia Gaspar foi mandatária do socialista Frederico Rosa, que viria a ser eleito no Barreiro. Rui Laranjeira foi nomeado a 22 de Dezembro, mas só vai tomar posse na próxima segunda-feira. Questionada, o Ministério da Administração Interna remeteu esclarecimentos para a câmara do Barreiro. A autarquia já garantiu que “não houve qualquer envolvimento da secretária de Estado da Proteção Civil” na nomeação.
Patrícia Gaspar ainda não se prenunciou sobre o assunto

Rui Laranjeira, namorado da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, foi nomeado, em Dezembro, coordenador municipal da Proteção Civil do Barreiro por indicação do presidente da autarquia, Frederico Rosa, de quem a barreirense Patrícia Gaspar foi mandatária na respetiva candidatura às últimas eleições autárquicas. “Determino designar o licenciado Rui David Batista Laranjeira para desempenhar o cargo de coordenador municipal de Proteção Civil do Município do Barreiro, em comissão de serviço pelo período de três anos”, pôde ler-se no ofício assinado por Frederico Rosa. O gabinete de imprensa do Ministério da Administração Interna, contou à revista Sábado, que publicou a notícia, negou qualquer ligação: “Não houve qualquer envolvimento da secretário de Estado da Proteção Civil” nesta nomeação, explicou.
A nomeação significa igualmente um patamar salarial superior: a remuneração é “equiparada ao de dirigente intermédio de 1º grau desta autarquia, tendo sido aprovada em reunião de câmara do dia 20 de Julho de 2022”, ou seja, “a remuneração, de acordo com a tabela única aplicável à Administração Local, é de três mil euros ilíquidos, sem direito a despesas de representação”.
A autarquia também negou qualquer interferência de Patrícia Gaspar. “A secretária de Estado da Administração Interna não tem competência orgânica para interferir na escolha, não tendo por isso sido contactada”, garantiu fonte oficial à publicação. 
“A nomeação é da responsabilidade do presidente da Câmara  do Barreiro, enquanto autoridade máxima da Proteção Civil Municipal”, lembrou, que justificou a contratação de Rui Laranjeira “porque reúne as condições técnicas e competências previstas para exercer o respetivo cargo”.
“A minha aceitação do cargo de coordenador municipal de Proteção Civil do Barreiro resulta de um contacto direto do senhor presidente da câmara e da necessária análise feita relativamente ao seu conteúdo e aos desafios que a missão representa”, garantiu Rui Laranjeira, sem prejuízo de “quaisquer questões éticas ou institucionais”, sublinhou.  
“São valores que sempre preservei em todas as opções tomadas no passado e que já levaram à recusa de outros convites, designadamente no âmbito da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, disse Rui Laranjeira. 

Comentários