Alcochete aprova projetos de intervenção social para o Bairro do Passil

Autarquia investe mais de 150 mil euros em quatro projetos sociais 

O Bairro do Passil vai receber quatro projetos de intervenção social, cuja concretização implica um investimento que ultrapassa os 150 mil euros. A verba que vai beneficiar esta zona rural da freguesia de Alcochete foi aprovada, por unanimidade, em reunião de câmara. Estes contratos-programa, no âmbito do Plano de Acão da Operação Integrada Local Alcochete – Bairro do Passil, contam com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência.  
Autarquia investe no Passil 

No que se refere à concretização do projeto Centro de Recursos, que tem um orçamento de 57 mil euros, e do projeto Emprego Apoiado, no valor de 15 mil 460 euros, o município aprovou o estabelecimento dos respetivos contratos-programa com a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete.
O contrato-programa relativo ao Centro de Recursos define as condições e apoios a atribuir para a realização de atividades e o contrato-programa do projeto Emprego Apoiado envolve a realização de ações de formação, pesquisa de empresas, integração em contexto de trabalho e acompanhamento dos beneficiários e dos seus processos e ainda o apoio à integração de pessoas com deficiência.
O município estabeleceu também um contrato-programa com a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo para a concretização do projeto Mercado de Oportunidades, operação que abrange a freguesia de Alcochete. Este projeto contempla as seguintes atividades: criação e dinamização de uma Rede de Empregabilidade Local e de um Núcleo Empresarial Local, a dinamização de ações de capacitação em modalidade de workshop, a dinamização de um programa de literacia digital e a articulação com entidades parceiras e representa um investimento de 72 mil 918 euros.
A câmara municipal aprovou também um contrato-programa com a Associação para o Desenvolvimento de Alcochete como entidade executora do projeto Empodera-te que tem como atividades a promoção e prevenção nas áreas da violência e igualdade de género através de um plano de formação “indoor” e “outdoor” e que tem definida uma verba de 15 mil 466 euros.


Comentários