Agenda Nexus foi apresentada no porto de Sines esta semana

João Galamba defende que digitalização e transição energética são “fundamentais”

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, defendeu em Sines que os projetos de digitalização e transição energética, no âmbito das Agendas Mobilizadoras, são “elementos fundamentais” para o aumento “da competitividade dos portos portugueses”. O ministro das Infraestruturas esteve na cerimónia de arranque da Agenda Nexus, onde sublinhou que este processo para o país “está a iniciar uma nova trajetória para os portos”. No encontro, o presidente do conselho de administração do porto de Sines, José Luís Cacho, salientou que o novo programa vai permitir “melhorar a eficiência do corredor” logístico de Sines, “associado a um processo de digitalização e descarbonização” daquela infraestrutura portuária.
Porto de Sines quer melhorar eficiência 

“A transição digital e energética permite aos portos melhorarem as suas operações, tornando-se mais competitivos, mas permite também novas atividades e, portanto, são de facto elementos centrais para o crescimento e melhoria da competitividade”, frisou.
O governante falava aos jornalistas à margem da cerimónia de arranque da Agenda Nexus, liderada pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve no âmbito das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência. 
De acordo com João Galamba, através deste processo, o país “está a iniciar uma nova trajetória para os portos portugueses” que “têm de agarrar todas as oportunidades da transição energética e digital”.
“É uma grande aposta do país e é, de facto, uma grande aposta e uma grande oportunidade para os portos portugueses”, sublinhou. 
A Agenda Nexus, que envolve um consórcio de 35 entidades vai desenvolver, até 2025, soluções que promovam a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, num investimento de 91 milhões de euros.
Este consórcio conta com a participação de entidades de referência nacional e internacional no sector dos transportes e da logística, de instituições do sector académico e da investigação, bem como de empresas tecnológicas com reconhecido mérito internacional na área da inovação, segundo o porto de Sines. 
Este ‘cluster’ vai desenvolver um total de 28 produtos com o objetivo de “resolver os desafios, do ponto de vista operacional, da sustentabilidade ambiental e da transição energética” que se colocam ao sector dos transportes e da logística.
O governante assumiu também que “é essencial acelerar a eletrificação dos consumos nos portos e apostar no autoconsumo através da criação de Comunidades de Energia Renovável”.
Uma aposta que, segundo João Galamba confere “uma nova oportunidade de crescimento para os portos”, uma vez que vai permitir “reduzir o valor da sua fatura energética e pode representar uma fonte de receita adicional”.
“Os portos já hoje são redes fechadas, já hoje vendem eletricidade, mas não a produzem, passarão a fazê-lo rapidamente”, garantiu.
No encontro, o presidente do conselho de administração do porto de Sines, José Luís Cacho, salientou que a Agenda Nexus vai permitir “melhorar a eficiência do corredor” logístico de Sines, “associado a um processo de digitalização e descarbonização” daquela infraestrutura portuária.
“Temos aqui todo um conjunto de ferramentas que nos vão ajudar fortemente a melhorar a eficiência” e “temos a ambição de transformar, dentro de dois anos, o porto de Sines num porto produtor de energia verde” para autoconsumo e “para ceder” para a comunidade de energia que está a ser criada com o município de Sines e a AICEP Global Parques, concluiu.

Comentários