Festas do Pinhal Novo ajudam famílias carenciadas neste Natal

Campanha recolha de bens essenciais decorre até domingo. Ajude uma família a ser mais feliz este Natal 

A geografia do tempo apontam-nos de que é Natal. Tempo de estender a mão e ajudar quem mais precisa. Um pedaço de pão, um pacote de arroz ou uma lata de bacalhau. Apontar o lado bom. Este é o ADN da iniciativa de recolha de bens essenciais da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo que está a decorrer e prologa-se até 18 de Dezembro, domingo. Nesse dia há, pela manhã, o passeio solidário de "pais ou mães Natal a caminhar ou pedalar" pelas ruas da vila. A campanha pretende ajudar "mais de uma centena de famílias carências da freguesia",  disse a associação em comunicado. Alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e doméstico e ainda ração animal são os produtos "mais pedidos". Ajude quem mais precisa e partilhe esta ideia.
Campanha decorre até este domingo 

A atual crise socioeconómica provocada pela pandemia da covid-19, agravada pelas repercussões da guerra na Ucrânia, levaram a uma subida exponencial da generalidade dos preços dos serviços básicos e, consequentemente, ao aumento do custo de vida, afetando sobretudo as famílias mais desprotegidas e agravando a sua vulnerabilidade, ao ponto de muitos chegarem ao limiar da pobreza. "É, pois, neste contexto que se encontram muitas famílias, cuja ajuda alimentar continua a revelar-se crucial", revela a Associação das Festas Populares de Pinhal Novo que realiza esta campanha pelo terceiro ano consecutivo.
Tendo em conta as dificuldades reveladas, a associação vai centralizar os produtos doados em "alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e doméstico e ainda ração animal", para serem entregues ao Núcleo Sócio Caritativo Alimentar da Igreja Paroquial do Pinhal Novo, com o "objetivo de reforçar os cabazes alimentares de Natal a serem distribuídos a cerca de 100 famílias referenciadas na vila de Pinhal Novo".
Assim sendo, até 17 de Dezembro, os produtos a doar devem ser entregues na sede da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo (antigo posto da GNR), situada no Jardim José Maria dos Santos, de segunda a sexta-feira entre as nove e o meio-dia e das 14 às 17 horas. E aos fins de semana das nove às 13 horas.
No dia 18 de Dezembro (domingo), acontece o passeio solidário de "pais e mães Natal a caminhar ou pedalar", com concentração frente ao Coreto às 10 da manhã.
Aos participantes agradece-se a contribuição de produtos alimentares, os quais serão juntos às restantes doações para serem entregues ao Núcleo Sócio Caritativo Alimentar da Paróquia do Pinhal Novo. Esta iniciativa conta com as habituais parcerias dos Vizinhos Afetivos e das Associações Desportivas do PinhalBike Team e BTTascaduXico. A que se junta o apoio da ADN-Agência de Notícias que irá cobrir a iniciativa e ajudar na divulgação da mesma. Todos somos poucos para ajudar uma família a ter um Natal mais feliz.
No concelho de Palmela, segundo dados de 2021, foram apoiadas 11 instituições com acordo (1.531 pessoas abrangidas) e sete instituições com apoio pontual (1.322 pessoas). Ao todo, através das várias medidas do Banco Alimentar Contra a Fome, estão abrangidas "27 instituições do concelho, representando um total de 4.382 pessoas a receberem bens alimentares", contou a Câmara de Palmela à ADN-Agência de Notícias.

Comentários