Um Natal de 50 dias anima a cidade de Setúbal

Espírito de Natal a caminho da cidade com muita luz, magia, eventos e mercado 

Na capital do distrito o Natal começa sempre em Novembro. A cidade enche-se de luzes e cores, as lojas começam a ficar decoradas a rigor e um pouco por todo o lado organizam-se atividades a pensar nas famílias e as crianças. A autarquia sadina volta a preparar um programa especial para assinalar a quadra natalícia que inclui animação nas ruas e eventos culturais e de lazer até ao dia 8 de Janeiro, domingo. A abertura do Mercado e da Feira de Natal, às 15 horas, e da iluminação natalícia, às 18 horas, iniciam em 19 de Novembro o programa Natal em Setúbal 2022, repleto de animação nas ruas e eventos culturais e de lazer para toda a família.
O Natal está a chegar à cidade 

Vários pontos da cidade, incluindo as ruas do centro histórico e da baixa comercial e alguns edifícios públicos, ganham luz natalícia ao fim da tarde daquele sábado, dia do arranque de um programa festivo que se prolonga até 8 de janeiro e que também fica marcado pela chegada do Pai Natal à cidade, às 15 horas. 
Pontos altos são o Mercado e a Feira de Natal, bem como a abertura dos Paços do Concelho às celebrações, o qual está com as Portas Abertas ao Natal a partir de 21 de Novembro, de segunda a sexta-feira das nove às 20 horas e aos sábados, domingos e feriados das 15 às 19h30, e recupera a tradição do envio da carta com os desejos ao Pai Natal, que as crianças podem colocar no marco de correio natalício situado no interior do edifício.
Composto por cerca de três dezenas de expositores com venda de artesanato e produtos regionais, o Mercado de Natal, onde os visitantes também podem ficar a conhecer a Casinha do Pai Natal e tirar fotos na moldura natalícia, funciona todos os dias entre as 10 e as 19 horas junto do Coreto da Avenida Luísa Todi.
As exceções são os dias de Natal e de Ano Novo, nos quais está encerrado, e nas respetivas vésperas, quando funciona entre as 10 e as 13 horas. 
No Largo José Afonso, a Feira de Natal conta com vários equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo sintética, uma zona de alimentação e outra de exposição de artesanato e produtos regionais, podendo ser visitada de segunda a quinta-feira entre as 15 e as 22h30 e de sexta-feira a domingo com o horário alargado até às 24 horas.

Pai Natal chega à cidade este sábado à tarde 
Pai Natal chega este sábado para alegrar os mais pequenos 
Trazido pela XPTO Companhia de Artes Performativas, o Pai Natal chega a Setúbal às 15 de 19 de Novembro, fazendo um percurso, num alegre, grande e colorido corso, que começa no Largo da Misericórdia, passa pela Praça de Bocage e termina na Avenida Luísa Todi, onde se encontra a sua Casinha.
Para fazerem sonhar quem se atravesse no seu caminho e tornarem o Natal ainda mais mágico, as personagens saem de um filme de Natal, no qual um carrossel gigante de trenós conta histórias aos mais velhos, os duendes trazem prendas e as guardiãs transportam magia ao som de melodias natalícias tocadas por bolas douradas, caídas de uma árvore.
Aos sábados, domingos e feriados, a animação não vai faltar nas ruas ou em espaços públicos, como o Mercado do Livramento e a Praça de Bocage, com a música da Charanga das Fresquinhas, da ESTuna e da Real Trovantuna do Instituto Politécnico de Setúbal, da Dixit Band, do Conservatório Regional de Setúbal, das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Musical Filarmónica Providência, do Coral Infantil de Setúbal ou da Orquestra Típica e Cantares de Azeitão.
Animação itinerante de artes performativas, espetáculos de dança, de teatro – pelo Teatro de Animação de Setúbal  e do Teatro Oficina Multi Artes (TOMA) –, de magia e de ventriloquia infantil, pinturas faciais e modelagem de balões e coreografias infantis também fazem parte do programa natalício.
Ao longo do programa Natal em Setúbal 2022, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Cinema Charlot – Auditório Municipal, a Igreja do Convento de Jesus e a Casa da Cultura apresentam uma programação especial natalícia, enquanto espaços municipais como a Casa da Baía, o Moinho de Maré da Mourisca, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Biblioteca Pública Municipal e a Casa do Largo também têm iniciativas dedicadas à quadra.
Entre outras iniciativas, na Casa da Baía tem lugar um Mercadinho de Natal do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, em 3 e 4 de Dezembro, entre as 10 e as 18 horas, enquanto no Moinho de Maré da Mourisca vai haver um Mercadinho de Natal com produtos regionais e artesanato nos dias 8 e 11, entre as 10 e as 17 horas. 
O programa encerra às 18 de 6 de Janeiro, quando os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” cantarem as Janeiras nos Paços do Concelho.

Comentários