Passeios no Sado mostram Alcácer do Sal sob as luzes de Natal

Autarquia propõe passeios no galeão Pinto Luísa durante quadra natalícia

Dezembro é mês de passear no Pinto Luísa com vista para a cidade de Alcácer do Sal iluminada, em “viagens mágicas que aquecem a alma e o coração”. O galeão Pinto Luísa torna a fazer-se ao rio, naquela que já começa a ser uma tradição da época: navegar pelo Sado, a bordo do velho galeão, com uma bebida quente numa mão, um bolo ou biscoito na outra e a vista posta na iluminação natalícia que por estes dias enfeita a cidade do Litoral Alentejano sem esquecer a música que embala o barco. Há locais que se tornam um presépio natural na época natalícia e Alcácer do Sal é um desses postais vivos; a iluminação instalada pelo município transforma a cidade e admirar a bela paisagem pontilhada por este espetáculo de luzes a partir do rio Sado é uma proposta imperdível para este final de ano. Onde as compras são de proximidade porque, segundo a autarquia,  "nem ao Pai Natal escapa o Comércio Local". 
Passeios ao cair da noite no barco típico da cidade

Do miradouro flutuante avista-se não só esse postal brilhante estendido pelo casario, da marginal ao castelo, mas também as paisagens da lezíria dos arrozais, as pontes, as cores do sol-pôr e, com sorte, os golfinhos do Sado.
Promovidos pela autarquia, que garante que, “apesar do frio do Inverno, estas viagens mágicas aquecem a alma e o coração”, os passeios acontecem de 1 a 23 de Dezembro, ao final da tarde, e duram entre 45 minutos e uma hora. O embarque custa 5,60 euros, ficando em 2,30 euros para crianças dos seis aos 12 anos.
Depois de escolherem a sessão, os marinheiros de água doce devem inscrever-se até à quarta-feira anterior, presencialmente no Posto de Turismo ou pelo e-mail turismoalcacer@m-alcacerdosal.pt. Recomenda-se celeridade, já que os passeios costumam esgotar depressa. 
Outrora destinado à pesca e ao transporte de mercadorias – em particular, o precioso sal que dá nome à terra –, o galeão viu a sua vocação reconvertida nos últimos anos. O Pinto Luísa - o nome de origem, conjuga o apelido do primeiro proprietário e da filha deste - já tem mais de 75 anos e ainda anda aí para as curvas no rio Sado e tem uma longa história de transporte do sal que tornou célebre as terras do Sado e mais ainda Alcácer do Sal.
Desde 2003 que pertence à autarquia e, depois de uma grande recuperação, começou a passear residentes e visitantes. Recentemente, foi novamente alvo de “profundas obras de conservação e restauro no estaleiro de Sarilhos Pequenos, no concelho da Moita" e, diz a autarquia alentejana, ficou “praticamente como novo”.

Nem ao Pai Natal Escapa o Comércio Local
Cidade volta a iluminar-se em Dezembro 
Neste mês de Dezembro, além de se prestar a passeios, o Pinto Luísa transportará dois passageiros especiais no dia 1: São Nicolau e sua esposa [a mãe de Natal] desembarcam no Cais da Ribeira Velha às nove horas, abrindo oficialmente a programação Nem ao Pai Natal Escapa o Comércio Local.
No programa destas festas entra, por exemplo, o Mercadinho de Natal montado na Avenida dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, até dia 18, com o objetivo de “promover o artesanato, os artesãos e os produtores e produtos regionais” (aos fins-de-semana, feriados e “pontes”, das 10 às 18 horas).
Nas mesmas datas, no mesmo local, realiza-se a 25.ª Feira do Livro, com leituras encenadas, apresentações de livros e sessões de contos (de segunda a sexta, das 14 às 18 horas; aos fins-de-semana e feriados, das 10 às 18 horas).
Arruadas, concertos em igrejas, espetáculos para crianças, aulas e demonstrações desportivas, desfiles, carrosséis e insufláveis são outras notas da animação alinhada para toda a família. Será um Natal cheio "de amor, luz e muita alegria". O programa pode ser consultado em detalhe aqui

Comentários