Novas infraestruturas da PSP no coração do Barreiro velho

5ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública já foi inaugurada

A nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Barreiro, que representou um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, foi inaugurada pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro que afirmou ser "mais um passo na modernização das condições de trabalho das forças de segurança". Frederico Rosa, presidente da Câmara do Barreiro, destacou a junção de vontades para tornar este desejo numa realidade. "Felizmente conseguiu-se com a vontade de todos, da autarquia, do Ministério da Administração Interna e da Polícia de Segurança Pública (PSP) encontrar soluções para resolver os vários problemas que foram surgindo". 

Problemas esses responsáveis pelos vários avanços e recuos no processo de obra. “Foi um processo muito difícil onde nos debatemos com vários obstáculos, desde o empreiteiro que faliu em obra, à necessidade de um novo financiamento uma vez que o necessário já não correspondia ao contrato programa, ao ter de posteriormente lançar novo concurso público para que a obra fosse finalmente finalizada”, segundo relembrou o autarca. 
Frederico Rosa destacou a questão do regime de proximidade que esta nova infraestrutura vai permitir, assim como o investimento de cerca de cinco milhões de euros por parte do município do Barreiro na melhoria do espaço público que está prestes a arrancar.
“Esta zona da cidade precisa de investimento que começa desde logo com a vontade política de aqui investir, e no qual esta esquadra é um exemplo. Já começamos a ver sinais de confiança por parte do investimento privado que começou a reabilitar os imóveis desta zona velha do concelho. É com investimento que se gere confiança nos proprietários que aqui têm os seus imóveis”, disse.
Para José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, Portugal fica mais bem servido com mais uma esquadra no Barreiro. “Estamos a desenvolver um esforço muito grande por todo o país. Não apenas executámos mais de 300 milhões de euros na melhoria das infraestruturas e dos equipamentos das nossas forças de segurança, como temos até 2026 mais de 600 milhões para modernizar e qualificar estes espaços. O objetivo é criar melhores condições de dignidade profissional para aqueles que juram defender o seu país, os seus valores constitucionais e se necessário for dar a sua vida para vivermos num país que está na lista dos mais pacíficos do mundo”, elogiou José Luís Carneiro. 

Criminalidade geral no distrito de Setúbal desceu 16 por cento  
Ministro destaca descida da criminalidade geral no distrito 
O Ministro realçou que, para além da esquadra do Barreiro, estão já concluídos ou em curso outros investimentos no distrito de Setúbal, nomeadamente na Divisão Policial do Seixal, no valor de 2,7 milhões de euros, na reabilitação da Divisão Policial de Almada, um investimento também superior a meio milhão de euros, bem como a reabilitação da esquadra da Cruz de Pau, no Seixal, no valor próximo de um milhão de euros.
José Luís Carneiro deixou ainda uma palavra de especial reconhecimento ao comandante da esquadra e ao comandante distrital pelos resultados alcançados no distrito de Setúbal e que contribuem para a imagem de um país seguro.
"Os dados conhecidos até agora mostram que estamos com níveis muito equivalentes na criminalidade geral, no distrito de Setúbal, e estamos com menos 16 por cento de criminalidade grave no distrito de Setúbal, comparando com 2019 - ano pré-pandemia. E isso é, naturalmente, algo que deve reforçar a confiança nas nossas forças de segurança", sublinhou o Ministro.

Agência de Notícias  

Comentários