Grândola volta a ser a capital do chocolate este fim de semana

O evento mais doce do Litoral Alentejano está de regresso entre sexta-feira e domingo 

É já nesta sexta-feira que Grândola vai ficar ainda mais doce com aquele que é um evento inteiramente à volta do chocolate. A Feira de Chocolate está de regresso à Vila Morena entre 11 e 13 de Novembro, e promete despertar os sentidos e satisfazer o paladar durante três doces dias. Muitas tentações de chocolate vão atrair milhares de visitantes. A autarquia alentejana convida os mais gulosos a "conhecer alguns dos melhores chocolates do mundo e a descobrir as fantásticas coisas que se pode fazer com chocolate". Além dos chocolates, bombons, bolos, crepes e produtos artesanais que irão encher as vitrinas da Feira mais doce do distrito de Setúbal, há ainda as Semanas Gastronómicas de Grândola, dedicadas ao chocolate e aos sabores de São Martinho. 
Feira abre portas esta sexta-feira na Vila Morena 

O evento mais doce do Litoral Alentejano está de regresso a Grândola para apresentar 60 expositores onde o chocolate é o ingrediente principal e a arte de cozinhar ao vivo um dos destaques da programação. A Feira de Chocolate vai decorrer de 11 a 13 deste mês, no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.
Trata-se de um evento onde o chocolate será ‘Rei’, mas que contará com um programa onde constam espetáculos de Cante Alentejano, magustos, entre outras atividades culturais.
Ao longo dos três dias os visitantes vão poder assistir a espetáculos de performance de manipulação de fogo e animação circense, teatro, magia e concertos de rua. Quem andar pelo recinto do certame vai ainda cruzar-se com os Gigantones de Chocolate e as Estátuas vivas. Os mais pequenos podem ainda entrar na Casinha de Chocolate e participar nas atividades diárias, andar nos carrosséis e nos insufláveis existentes na Feira.
Pela primeira vez na Feira de Chocolate, o conceituado Chef António J. Melgão, tem a seu cargo o 1.º Show Cooking da edição 2022, para ensinar a audiência sobre “Afinal o que é um chocolate”. A seguir é a vez dos pequenos chefes da Ludoteca da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra confecionarem “Panquecas de chocolate”.
No sábado a Chef Céu Carvalho, presença habitual nas anteriores edições da feira, partilha com os visitantes a receita vegan da “Esmagada de batata-doce em tacho de chocolate e cremoso de chocolate negro de São Tomé 62 por cento de cacau com um toque de romã”.
Segue-se a Chef Adriana Martins do Sublime Comporta com a confeção de “Fondant de chocolate com um crumble de castanha e gelado de baunilha bourbon”. O espaço dedicado à arte de cozinhar ao vivo encerra no sábado com o Chef David Vitorino do Brutus Food and Beer, finalista do MasterChef Portugal 2021, a preparar o “Fudge de chocolate com caramelo salgado e terra de chocolate”.
No último dia da Feira há mais experiências culinárias para partilhar. De volta a Grândola o Chef Manuel Alexandre e Tony Salgado do Grupo Pestana apresentam “Atum em Nacos dourados em óleo de trufa com doce de batata, cebolo bravo, raspas de castanha e cacau amargo”. 
A terminar o Show Cooking apuram-se os sentidos com o Chef Joaquim Guerra e Margarida da Silva Rebelo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal |Turismo de Portugal: “Sentidos no Chocolate” – confeção de bombons com características que irão apelar aos cinco sentidos.

Sabores de São Martinho juntam-se ao chocolate 
Gastronomia de São Martinho junta-se às festas dos sabores
Quase ao mesmo tempo está a correr a edição deste ano das Semanas Gastronómicas de Grândola, dedicadas ao chocolate e aos sabores de São Martinho, em 13 restaurantes do concelho.
Dos pratos clássicos e tradicionais aos sabores da nova cozinha, há cerca de meia centena de propostas, doces e salgadas, para provar e degustar.
Nos cardápios dos restaurantes aderentes, o bacalhau, o entrecosto ou o lombo de porco, o bife de vitela, o pato e o javali vêm acompanhados com castanhas, o fruto típico do Outono e de São Martinho.
Para quem não come carne ou peixe, há a proposta vegan de chili de batata-doce e chocolate negro.
Nas sobremesas, o chocolate será o ingrediente principal. As ementas apresentam várias sugestões de mousse de chocolate – simples, picante, com castanhas ou com doce de abóbora – e diferentes propostas de bolo de chocolate – ferrero rocher, bolo de cenoura com vulcão de chocolate ou gemada de chocolate – e marmelo assado, a tarte de amêndoa ou o semi-frio de ch0ocolate, noz e romã, entre outros doces imperdíveis.

Comentários