Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa quer cancelar greve em Palmela

Empresa reúne com trabalhadores no fim do mês mas sindicatos vão manter o pré-aviso de greve esta semana 

A administração da Autoeuropa está disponível para voltar ao diálogo e a Comissão de Trabalhadores quer cancelar as paralisações marcadas para as próximas quinta e sexta-feira, 17 e 18, mas há dois sindicatos que vão manter o pré-aviso de greve. Paragens estão previstas para estas quinta e sexta-feira. Sindicatos dizem não embarcar em “mensagens ilusórias” nem em “declarações de intenções”. Segundo revelou nesta terça-feira o coordenador da Comissão de Trabalhadores  da Autoeuropa, Rogério Nogueira, aquele órgão representativo dos trabalhadores entende que devem cancelar a greve e marcar presença na reunião já marcada para o próximo dia 25.
Greve está marcada para quinta e sexta-feira 

A administração da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, aceita regressar à mesa das negociações para discutir um aumento salarial extraordinário, tal como é exigido pelos trabalhadores, que convocaram uma greve parcial de duas horas por turno nos dias 17 e 18, próxima quinta e sexta-feira. A Comissão de Trabalhadores pede aos sindicatos que retirem o pré-aviso de greve, face a este sinal de disponibilidade, mas o SITE-Sul e o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel não vêm razões para tal.
Rogério Nogueira explicou que a posição da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa resulta da mensagem enviada a todos os trabalhadores na passada segunda-feira, em que a direção da fábrica de Palmela informa que está na disposição de voltar a reunir-se com a Comissão de Trabalhadores no decorrer deste mês-
A direção da fábrica refere também que “o objetivo é encontrar soluções para medidas salariais e ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores colmatando as dificuldades económicas, atualmente sentidas pelas famílias da Volkswagen Autoeuropa”.
De acordo com a empresa, “as medidas adicionais resultantes do empenho conjunto da Volkswagen Autoeuropa e da Comissão de Trabalhadores , deverão ser consideradas como aditamento ao acordo laboral vigente”.
A empresa garante ainda que continua empenhada em “assegurar a estabilidade dos empregos através de um diálogo construtivo”.
Apesar da Comissão de Trabalhadores já ter assumido que pretende cancelar a greve, o SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, e o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel, prometem manter o pré-aviso de greve para as próximas quinta e sexta-feira.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o SITE-Sul considera que não lhe resta alternativa que não seja a manutenção da greve e apela aos trabalhadores para que “mantenham a firmeza e não embarquem em mensagens ilusórias”.
Também em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Automóvel diz que se exigem “aumentos salariais que revertam a perda do poder de compra, não declarações de intenções” da administração da fábrica da Volkswagen.

Comentários