Câmara de Almada abriu uma loja de artigos usados

Funcionários podem dar e trazer roupas, calçado, acessórios, brinquedos, jogos e artigos para bebés 

Já foi inaugurada, nos estaleiros municipais de Vale Figueira, a Loja Circular - um projeto solidário e sustentável da iniciativa do Departamento de Higiene Urbana da Câmara de Almada. A data escolhida para a inauguração desde espaço [25 de Novembro] coincidiu com a celebração da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorreu de 19 a 27 deste mês, uma ação da União Europeia na qual "os estados membros são desafiados a desenvolverem iniciativas para redução da produção de lixo", disse a autarquia em comunicado.  Esta iniciativa, no entanto, ainda não está disponível para a população almadense, visto que ainda se encontra numa fase embrionária, e neste momento apenas é acessível e utilizada pelos trabalhadores da autarquia. 
Dar uso aquilo que podia ir parar ao lixo 

O objetivo principal desta loja é "dar uma nova vida a coisas que temos em casa, em bom estado, e não têm uso. O próprio espaço serve de exemplo, já que se trata de um contentor abandonado na via pública que ganhou uma nova vida, num trabalho conjunto de diferentes serviços", começa por explicar a Câmara de Almada. 
Os objetos aceites são roupas, calçado, acessórios, brinquedos, jogos e artigos para bebés que são depositados em troca de pontos, que podem ser usados na aquisição de outros artigos da loja.
Apesar de, nesta fase, este projeto-piloto estar circunscrito aos trabalhadores da autarquia, há o "desejo de levar o projeto, numa próxima fase, a todos os almadenses", sublinha o executivo municipal. 
Inês de Medeiros mostrou-se muito satisfeita com esta iniciativa, frisando que “é bom sentir a comunidade dos trabalhadores da Câmara de Almada, empenhada em revalorizar algo que é essencial”, concluiu a presidente do município. 
A Câmara Municipal de Almada, continua a apostar em projetos sustentáveis de forma a manter a enriquecer o conhecimento dos municípios face aos possíveis perigos ambientais, e promover práticas amigas do ambiente em prol de um município mais limpo.

Comentários