Almada discute turismo e centros históricos até sábado

Encontro Nacional de Municípios sobre turismo nos centros históricos até 12 de Novembro 

“Turismo e Centros Históricos” é o tema do “XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico” que vai realizar-se entre 10 e 12 de Novembro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada. Um dos destaques da programação é a entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” a José Saramago, título póstumo, que Pilar del Río, sua mulher e presidente da Fundação José Saramago, irá receber. Está ainda por confirmar a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro-ministro, António Costa. 
Almada recebe iniciativa nesta semana 

Nesta edição, o encontro tem como objetivo “refletir sobre o turismo e as suas implicações nos centros históricos, seja como inegável fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente”, explica a Câmara de Almada em comunicado.  
“A compatibilização entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, os instrumentos de financiamento e legislativos” serão outras das questões abordadas neste evento. 
Na sessão de abertura do Encontro Nacional de Centros Históricos está ainda por confirmar a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro-ministro, António Costa.
A programação completa do evento, organizado pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico em parceria com a autarquia almadense, pode ser consultada nesta página. 
As inscrições para a iniciativa podem ser feitas através deste link. Os bilhetes para estudantes e residentes no concelho de Almada são gratuitos mediante apresentação de comprovativo.

Agência de Notícias 

Comentários