Saúde Sénior em discussão no Montijo

"Nos próximos anos vamos ver cada vez menos e cada vez mais velhos", diz Luís Pisco 

O Cinema-Teatro Joaquim d’ Almeida recebeu as Jornadas de Saúde Sénior – Viver mais com Saber, uma iniciativa conjunta da Câmara do Montijo e do Aces Arco Ribeirinho. Com a realização destas jornadas pretende-se "sensibilizar a comunidade sénior e todos os que trabalham com esta faixa etária para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida", sublinha a autarquia. O presidente da Câmara do Montijo, salientou que “as políticas de saúde são certamente aquelas, que entre todas as políticas públicas, pressupõem a maximização da sua utilidade social para todas as gerações. Saibamos, portanto, no nosso tempo, avançar solidariamente na garantia dos desígnios coletivos que temos para a nossa cidade”.
Cidade discutiu saúde sénior no concelho 

No decorrer da sessão de abertura o autarca distinguiu os Projetos de Envelhecimento Ativo desenvolvidos no Montijo (Universidade Sénior, as Academias Sénior e os Atelieres) e o seu papel “fundamental para uma atividade mais consistente dos maiores bem como enquanto elemento de saúde”.
Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, afirmou que “há uma verdade a que não podemos fugir. Nos próximos anos vamos ver cada vez menos e cada vez mais velhos” e salientou a importância de “pensar no que vamos fazer com estes anos que ganhamos. Ganhamos a batalha da longevidade e temos agora a batalha da qualidade de vida acima dos 65 anos”.
No seguimento da discussão o Diretor Executivo do ACES Ribeirinho, Miguel Lemos, alertou que “muitas das patologias têm a ver com os nossos comportamentos pessoais” destacando a relevância da informação que enquanto “cidadãos temos que ter para gerir e saber trabalhar no íntimo e na atitude para nos sentirmos melhor” e na defesa da “prevenção da doença e promoção da saúde”.
A sessão seguiu com painéis sobre “A saúde do coração e o envelhecimento, “Como combater o idadismo”, “Felicidade e bem-estar” e atividades como "palavras com entrelaços" ou "movimento em qualquer momento”.

Comentários