Recolha Seletiva de Biorresíduos nas cantinas escolares da Moita

257 toneladas de Biorresíduos que serão encaminhados para valorização e transformação

A Câmara da Moita já deu início à recolha seletiva de Biorresíduos em todas as cantinas escolares dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, do pré-escolar ao secundário, num total de 33 escolas abrangidas. "A iniciativa integra-se no projeto-piloto de recolha seletiva de Biorresíduos porta-a-porta que está a ser implementado em algumas áreas habitacionais do concelho e, a partir de agora, também nas cantinas escolares", refere a autarquia liderada por Carlos Albino, em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Recolha seletiva nas escolas já começou no concelho 

Nas cantinas escolares do concelho da Moita, são servidas cerca de 720 mil refeições em cada ano letivo, estimando-se que daí resultem 257 toneladas de Biorresíduos que serão devidamente encaminhados para valorização e transformação em composto, um fertilizante orgânico para agricultura e jardinagem.
Para preparar esta operação de recolha, a Câmara Municipal está a proceder à distribuição dos contentores pelas escolas, em simultâneo com diversas ações de sensibilização junto das equipas dos refeitórios escolares.
Recorde-se que este projeto, na vertente residencial, teve início este ano, em cerca de 400 moradias da freguesia da Moita, estando programada a sua extensão às freguesias do Gaio-Rosário, Sarilhos Pequenos e Alhos Vedros, em 2023.
O projeto de recolha seletiva de Biorresíduos resulta de uma candidatura do Município da Moita ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e é cofinanciado pelo Fundo de Coesão no âmbito do Programa Portugal 2020, tendo por principais objetivos o cumprimento das metas europeias e nacionais de recolha seletiva de resíduos, a valorização dos resíduos enquanto recurso ou “produto”, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adoção de práticas mais sustentáveis e amigas do Ambiente.

Comentários