Primeira mulher a assumir comando da Base Aérea do Montijo

Presidente da República "dá posse" à Coronel Diná Azevedo para dirigir Base Aérea 

Com mais de 4400 horas de voo cumpridas em diversos tipos de aeronaves para as quais se qualificou como piloto aviador, piloto comandante, piloto instrutor e piloto avaliador, Diná Azevedo esteve também ao serviço da NATO, entre 2002 e 2005, na Alemanha. A coronel Diná Azevedo tomou esta segunda-feira posse como comandante da Base Aérea N.º 6, no Montijo, tornando-se na primeira mulher a assumir este cargo, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, onde também estiveram o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e a vereadora da Câmara de Alcochete, Ana Maduro. 
Com mais de 4400 horas de voo Diná Azevedo comanda BA6

Assessora Militar da Força Aérea junto do Presidente da República, de 2016 até esta segunda-feira, a Coronel Diná Azevedo, de 50 anos, ingressou no Curso de Ciências Militares e Aeronáuticas da Academia da Força Aérea em 1990, na especialidade de piloto aviador.
Com mais de 4.400 horas de voo cumpridas em diversos tipos de aeronaves para as quais se qualificou como piloto aviador, piloto comandante, piloto instrutor e piloto avaliador, Diná Azevedo esteve também ao serviço da NATO, entre 2002 e 2005, na Alemanha.
A tomada de posse de Diná Azevedo, realizada na placa de estacionamento de aeronaves da Força Aérea Portuguesa na BA6 foi interrompida, devido a uma forte bátega de água, e transferida para um edifício do Comando, onde a cerimónia foi concluída sem qualquer declaração da nova Comandante e do Presidente da República. 
Foi conferida posse à nova comandante da BA6, com a transmissão do Estandarte Nacional e entrega da respetiva carta de comando. Durante a cerimónia, na qual estiveram presentes o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, o Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e a vereadora da Câmara de Alcochete, Ana Maduro, foram entregues condecorações e pergaminhos a militares e civis da unidade, bem como o brasão de armas da unidade ao comandante cessante. Foram ainda reconhecidos antigos combatentes com a medalha das campanhas, tendo as mesmas sido entregues pelo Chefe de Estado.

Agência de Notícias 

Comentários