Politécnico de Setúbal investe 1,5 milhões numa residência de estudantes em Sines

IPS prevê construir em Sines uma Escola Superior do Litoral Alentejano até 2023 

A nova Residência de Estudantes de Sines, do Instituto Politécnico de Setúbal, já tem financiamento assegurado, num projeto que envolve um investimento global de 1,5 milhões de euros, revelou o vice-presidente da instituição. “O financiamento para a construção da residência de estudantes já está aprovado, apesar de parecer estranho construir uma residência sem uma escola, mas são estes os timings e, se a residência avançar mais cedo, excelente, podemos captar estudantes”, disse o vice-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Rodrigo Lourenço. Em declarações, o responsável adiantou esta quinta-feira que a criação da residência faz parte de um projeto mais vasto da instituição que prevê construir em Sines uma Escola Superior do Litoral Alentejano.
Sines irá ter polo do Politécnico de Setúbal 

O Instituto Politécnico de Setúbal e a Câmara Municipal de Sines assinaram, em Julho do ano passado, um protocolo de colaboração para a instalação de uma escola superior neste território, num investimento de cerca de cinco milhões de euros, para ministrar licenciaturas, mestrados e formação ao longo da vida.
O projeto para a construção do campus do Instituto Politécnico de Setúbal tem “várias fases de desenvolvimento”, explicou agora à Lusa Rodrigo Lourenço, acrescentando que, neste momento, está a decorrer “um conjunto de trâmites legais e processuais” que permita ter, “em setembro do próximo ano”, a escola “formalmente criada”.
Obviamente, isso não está associado à criação automática do edifício, mas a ideia é trabalhar, durante este ano, para conseguir encontrar financiamento que possibilite a construção efetiva do campus, com uma escola e uma residência”, frisou.
A futura Residência de Estudantes de Sines, um investimento de 1,5 milhões de euros, terá capacidade para 47 camas e estará concluída em Dezembro de 2023, estimou o Instituto Politécnico de Setúbal.
Esta cidade do litoral alentejano acolherá, assim, o terceiro campus do Instituto Politécnico no distrito de Setúbal e que estará a funcionar “até 2026”, segundo Rodrigo Lourenço.
Trata-se de um “projeto de médio-longo prazo” que vai “dar resposta às necessidades” de formação superior deste território, acrescentou, indicando que a instituição pretende “arrancar com algumas formações, como pós-graduações e cursos de curta duração, se tudo correr como planeado, em Setembro de 2023”.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, revelou à Lusa que o futuro campus vai ficar localizado “num terreno municipal” junto à Escola Secundária Poeta Al Berto, “numa área de cerca de 20 mil metros quadrados”.
Quanto à residência de estudantes, será instalada “num lote de terreno” situado “na zona sul” da mesma escola secundária, indicou o autarca.
“Os serviços técnicos da autarquia estão a fazer o loteamento para a sua instalação e, entretanto, o IPS avançou para a candidatura que também foi aprovada com um financiamento de 1,5 milhões de euros”, indicou.

Comentários