Moita anuncia saída da Associação de Municípios da Região de Setúbal

Autarquia paga anualmente 225 mil euros e há um retorno reduzido para os municípios associados

A Câmara da Moita vai abandonar a Associação de Municípios da Região de Setúbal por considerar que paga anualmente um valor muito elevado, com um retorno reduzido para o município, disse o presidente da autarquia. A Associação de Municípios da Região de Setúbal, presidida por André Martins, que dirige a Câmara de Setúbal, integra atualmente 11 concelhos daquele distrito, cinco dos quais liderados pelo Partido Socialista e os restantes pela CDU. Carlos Albino explicou que municípios com presidência PS apresentaram proposta para redução da verba, mas orçamento não incluía o que tinha sido proposto. 
Autarquia discorda dos valores dados à AMRS 

Em declarações à agência Lusa, Carlos Albino explicou que os municípios com presidência PS (Moita, Almada, Barreiro, Alcochete e Montijo) apresentaram uma proposta para haver uma redução da verba que cada autarquia despende anualmente para a organização, mas o orçamento da associação para 2023 que foi aprovado na semana passada não incluía o que tinha sido proposto. O orçamento foi aprovado com os votos contra das autarquias PS.
“Não concordamos com o que foi aprovado. Não tendo sido cumprido o que ficou falado e que consta em ata, não nos resta outra solução senão sair”, disse Carlos Albino, adiantando que também os restantes municípios com presidência socialista estão a avaliar a sua saída da associação.
Carlos Albino adiantou que as autarquias da Moita e de Almada são as que têm o processo de saída “mais amadurecido”.
A autarquia da Moita, salientou o autarca, paga anualmente 225 mil euros para financiar um modelo que, no seu entender, tem um retorno reduzido para os municípios associados.
“Este dinheiro vai ser investido em prol da nossa população, que tantas carências tem em diversas áreas. Este dinheiro faz-nos falta”, disse o autarca da Moita. 
Atualmente, a Associação de Municípios da Região de Setúbal, integra atualmente 11 concelhos
excluindo-se Sines e Grândola. E agora também a Moita. Almada pode ser o seguinte município a sair da associação. 

Comentários