Investigadores levam ciência ao centro de Setúbal

Dar a conhecer aquilo que de bom se faz nesta área no principal centro de investigação do concelho

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Setúbal na área da investigação e o contributo para o desenvolvimento do concelho em parceria com a Câmara Municipal foram destacados pelo presidente da autarquia, André Martins, na Noite Europeia dos Investigadores. O evento, uma organização conjunta do Instituto Politécnico de Setúbal e do município de Setúbal, levou a ciência ao centro da cidade com um conjunto de atividades que contemplou uma mostra de projetos de investigação, workshops, conversas e exibição de documentários.
Noite Europeia dos Investigadores 2022


“O Instituto Politécnico de Setúbal é uma referência a nível nacional e internacional e, por isso, estas dinâmicas são sempre muito importantes para continuarmos a trilhar este caminho da distinção de Setúbal e desta instituição”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal na abertura da iniciativa que se realizou em várias cidades europeias, incluindo Lisboa, Coimbra, Braga, Évora e Setúbal.
O principal objetivo foi aproximar os investigadores do público e “dar a conhecer aquilo que de bom se faz nesta área no principal centro de investigação do concelho, o Instituto Politécnico de Setúbal”.
O autarca evidenciou o papel do conhecimento científico no desenvolvimento de Setúbal, destacando algumas parcerias entre a Câmara Municipal e o Politécnico de Setúbal, de que é exemplo um estudo que aprofunda a reflexão sobre o papel e o contributo dos mercados municipais, em particular do Mercado do Livramento, o qual resultou na publicação do livro “Mercado do Livramento de Setúbal – Um ecossistema de sustentabilidade”.
O instituto realiza também vários projetos na área do ambiente “nos quais há a possibilidade de a autarquia se envolver e colocar em prática, por exemplo, relativamente à economia circular”.
Na abertura da Noite Europeia dos Investigadores, o presidente André Martins deixou o compromisso de “fazer um esforço conjunto para trazer mais o Instituto Politécnico de Setúbal para a cidade para que os setubalenses e azeitonenses possam melhor sentir a importância do instituto”.
No mesmo local, a vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, esteve no encontro “Conversas sobre… Sustentabilidade”, enquanto a chefe da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, Conceição Loureiro, participou em “Conversas sobre… Bem-estar”.
A exibição de curtas-metragens sobre o tema “Sustentabilidade e Bem-Estar” e do documentário ambiental “BUTTS” foram outras atividades realizadas na Casa da Cultura.
A Noite Europeia dos Investigadores em Setúbal integrou, igualmente, a iniciativa “A tuna sai à Rua”, com atuações das tunas académicas das escolas superiores que compõem o IPS nas ruas da Baixa sadina.

Comentários