Conselho Municipal de Juventude define estratégia para 2023 em Alcochete

Juventude prepara programa de ideias para o próximo ano 

O Conselho Municipal de Juventude de Alcochete voltou a reunir para apresentar o relatório referente às atividades de 2022 e definir os eixos estratégicos para o próximo ano. Mesmo com os constrangimentos causados ainda pela pandemia covid-19, a juventude em Alcochete não parou em 2022, tendo "conseguido realizar cerca de 75 por cento das atividades que estavam previstas para este período", revela a autarquia ribeirinha. 
Jovens de Alcochete reunidos para discutir futuro 


De entre o vasto programa anual é de destacar mais uma edição da Quinzena da Juventude, que este ano se celebrou a dobrar com um mês inteiro de atividades; a 3ª edição das Conferências da Juventude, que juntou especialistas de renome nacional para abordar temas como os comportamentos aditivos ou o ambiente e a sustentabilidade; a Mostra de Bandas que em 2022 trouxe 17 novos projetos a Alcochete ou até a promoção do Orçamento Participativo Jovem.
Visto como um dos momentos mais importantes e até mesmo um marco para o desenvolvimento das atividades no panorama da juventude no concelho de Alcochete, a inauguração da sala BoxJ (que se localiza na Escola Conde Ferreira e está disponível para utilização por parte dos munícipes) e a criação do Serviço Municipal de Juventude figuram como "dois pontos essenciais para o apoio aos jovens de Alcochete", sublinha ainda a autarquia. 
Em reunião, o Conselho Municipal de Juventude decidiu voltar a reunir ainda este ano para definir os eixos orientadores das políticas municipais referentes à temática, que devem surgir em linha com o II Plano Nacional para a Juventude, como aconteceu com a primeira versão da proposta, que vigora até ao final deste ano. 
Cabe ainda aos conselheiros a "apresentação de propostas de atividades, bem como sugestões de aproximação entre o município e os jovens" que, em Alcochete, se consideram até aos 35 anos.
Deste encontro que conta com representação de todas as juventudes partidárias e associações juvenis existentes no concelho, resultou ainda a "confirmação da realização da 4ª edição da Quinzena da Juventude, bem como as Conferências da Juventude, cujos temas foram debatidos e aprovados", anunciou a Câmara de Alcochete. 

Comentários