Câmara de Sesimbra e Grémio estabelecem parceria

Protocolo para promoção de projetos artísticos, sociais, ambientais e de ensino da música

A Câmara de Sesimbra e o Clube Sesimbrense (Grémio), vão assinar um protocolo de colaboração para promover projetos artísticos, sociais, ambientais, de ensino da música, partilha e intercâmbio de experiências entre jovens sócios, comunidade, artistas e visitantes. A minuta do protocolo foi já aprovada em Reunião de Câmara. O acordo a celebrar terá a duração de dois anos, e um apoio da autarquia de perto de 50 mil euros. O Grémio é "uma das mais antigas associações culturais e recreativas em funcionamento em Portugal, fundada há quase 170 anos" e "ao longo da sua existência tem desempenhado um papel muito relevante no plano cultural e social", conta a autarquia de Sesimbra. 
Grémio é uma das associações mais antigas do país 

O objetivo é "responder à dinâmica que o Grémio está a implementar desde a reabertura, este ano, com um novo projeto que pretende fomentar o desenvolvimento social através da cultura e devolver importância ao imóvel emblemático onde funciona a prestigiada associação, há mais de 140 anos, e que, em 2015, foi reconhecido pela Direção-Geral do Património Cultural, como edifício de interesse municipal", disse a autarquia. 
Fundado há quase 170 anos, o Grémio é uma das mais antigas associações culturais e recreativas em funcionamento em Portugal. Ao longo da sua existência, tem desempenhado um papel muito relevante no plano cultural e social. O ensino da música, que está na sua génese, representações teatrais, bailes, concertos, exposições e palestras, são alguns dos muitos exemplos de um historial recheado de grandes momentos que fizeram parte da vida de várias gerações e marcaram a própria história de Sesimbra.
A Câmara de Sesimbra tem vindo a reforçar o "apoio ao movimento associativo concelhio, quer através da celebração de protocolos de colaboração, quer através da atribuição de subsídios, em reconhecimento da importância e papel preponderante das estruturas associativas na promoção artística, cultural, social, recreativa e desportiva", sublinha o município em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.  

Comentários