1.ª edição da Festa do Livro em Santiago do Cacém de 14 a 16 Outubro

Contadores de histórias, teatro, música e sessões de autógrafos com escritores fazem parte do programa 

Decorre de 14 a 16 Outubro, a primeira Edição da Festa do Livro da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, no Centro Histórico de Santiago do Cacém. Esta iniciativa, coorganizada com a Câmara de Santiago do Cacém e com o apoio de diversas entidades do concelho, pretende "proporcionar um conjunto de atividades à população, sendo o Livro o elo de ligação entre as mesmas", revela a autarquia. Integrarão o programa, diversas atividades como palestras, workshops, momentos de degustação, atividades lúdicas, contadores de histórias, teatro, música, sessões de autógrafos com escritores, troca e venda de livros, entre outras. A entrada é livre.

A iniciativa, coorganizada com a Câmara de Santiago do Cacém e com o apoio de diversas entidades do concelho, contempla diversas atividades como palestras, workshops, momentos de degustação, atividades lúdicas, contadoras de histórias, teatro, música, conversas com escritores e sessões de autógrafos, troca e venda de livros.
“Partindo de antecedentes históricos, pretende-se olhar o Livro como um tesouro e celebrá-lo”, refere a autarquia. 
Esta iniciativa “abrangerá todo o Centro Histórico de Santiago do Cacém, desde a “Rua das Lojas” até à Praça Conde do Bracial (Pelourinho), e conta com o envolvimento de centenas de pessoas da comunidade, desde associações locais, grupos desportivos, comércio local e alunos dos vários ciclos escolares”, conta o município. 
A sessão de abertura está marcada para sexta-feira, as 17 horas na praça Conde Bracial, seguindo-se, às 18 horas, uma visita-guiada à Fundação Caixa Agrícola Costa Azul para dar a conhecer, a partir dos livros de registos históricos, os antigos Paços do Concelho.
Ás 19 horas, na Praça Conde Bracial, realiza-se uma conversa com Carmén Garcia “A Mãe Imperfeita”, moderada por Susana Chéis, seguida de uma sessão de autógrafos, e , às 20h30, uma degustação que homenageia o poeta Bulhão Pato, a cargo do professor Manuel Mourão e dos alunos do curso profissional de turismo do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém. 
O primeiro dia do evento termina com a peça de teatro “La Nonna”, de Roberto Cossa, que a companhia Palco Treze, apresenta a partir das 21h30, na Praça Conde Bracial.
No sábado, o certame arranca, às nove horas, no relvado da Piscina Municipal, com uma gincana do livro, atividade lúdica e desportiva para famílias, a partir dos clássicos da literatura juvenil, e prossegue, às 11h30, com as contadoras de histórias Carla Fonseca e Margarida Peredo que levam até à Praça Conde Bracial “1,2,3 … Uma história de Cada Vez”.
A partir das 12h30, a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, promove uma sessão de degustação da receita “Laranjinhas Doces”, a partir do livro “Receitas Tradicionais Doces e Bolos”, seguindo-se, às 14 horas, a iniciativa “Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém a Ler ao Largo” com leituras de poemas e excertos de textos pelos alunos e professores com acompanhamento musical de alunos da Escola das Artes do Alentejo Litoral, Manuel Candeias e Murielle Lekien.
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca recebe, a partir das quatro da tarde, a cerimónia de entrega do prémio Manuel da Fonseca e na Sociedade Harmonia, às 18 horas, está previsto o concerto “O Segredo da Floresta”, leitura cantada a partir do livro da autoria de Margarida Fonseca Santos e Francisco Cardoso, pelo Coral Harmonia Juvenil.
A Praça Conde Bracial, recebe, às 19h30, a escritora Dulce Maria Cardoso numa conversa moderada por Ana Nunes, seguida de uma sessão de autógrafos, e, às 21 horas, realiza-se o espetáculo “Ato de Confissão”, do grupo de teatro da Mediateca do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém.
Um baile temático, na Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística, que desafia os participantes a vestirem uma personagem de um livro, com animação durante a noite a cargo da banda Triskle, encerra o segundo dia do evento.
No domingo, a partir das 11 horas, na Praça Conde Bracial, o professor Paulo Ribeiro dinamiza o ‘workshop’ intitulado “Um Reino na Ponta do Lápis” dirigido a crianças e jovens sobre o mundo encantado da “Galinolândia”.
A partir das 12h30, é a vez do masterchef David Vitorino confecionar as tradicionais “Sopas de Tomate” do livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lurdes Modesto, seguindo-se a palestra “Livros, Leituras e Bibliotecas” (14h30) a cargo de Teresa Calçada, Conselheira de Políticas Públicas de Leitura.
A tarde é dedicada a uma conversa com o escritor Bruno Vieira Amaral, com moderação de Ana Zorrinho (15h30), seguida de uma sessão de autógrafos, e um espetáculo de música a cargo da Banda Filarmónica de Santiago do Cacém. 
Durante o fim de semana, e ainda no âmbito da iniciativa, haverá troca de livros, entre as 10 e as 13 horas, em frente à sede da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul.

Comentários