Setúbal prepara dia sem carros pela mobilidade suave

Consciencializar para a mobilidade urbana sustentável e incentivar a alterar comportamentos

Parte da Avenida José Mourinho fica reservada a peões, ciclistas e transportes públicos entre as nove e as 17 horas de 22 de Setembro, no âmbito da adesão de Setúbal ao Dia Europeu Sem Carros, que encerra a Semana Europeia da Mobilidade. A 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que já faz parte do calendário de muitas cidades europeias e de outros continentes, decorre entre 16 e 22 de Setembro, tendo como tema central “Melhores Ligações”, que apela ao teste de novas formas de mobilidade limpa, à realização de um balanço dos desafios atuais da mobilidade e ao avanço rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.
Autarquia quer incentivar mobilidade suave 

A intenção é consciencializar os atores citadinos para uma mobilidade urbana sustentável e incentivá-los a alterarem os seus comportamentos, nomeadamente estimulando a utilização do transporte público e de outras soluções de deslocação limpas e inteligentes.
O slogan da campanha da Semana Europeia da Mobilidade para este ano, e para edições futuras, é “Mix & Move!” – “Combina e Move-te!” na versão portuguesa – e tem como objetivo promover o “transporte multimodal”, ou seja, a utilização de diferentes modos, ou meios, de deslocação na mesma viagem, incluindo os modos suaves, como, entre outros, caminhar ou utilizar bicicletas, trotinetes e e-scooters.
"Conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e previsibilidade são apontados como alguns exemplos de vantagens específicas de cada modo de transporte, que a multimodalidade combina para proporcionar soluções de transporte mais eficientes e ajudar a diminuir a pressão do trânsito automóvel", diz a autarquia. 
"A saúde e qualidade de vida das populações é igualmente beneficiada com as soluções multimodais, que também tornam o setor dos transportes, na globalidade, mais ecológico, seguro e eficiente em termos de custos", realça ainda o município.
Com a implementação de medidas no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal, nomeadamente a entrada em funcionamento do Interface de Transportes de Setúbal e a promoção dos modos suaves de deslocação, a Câmara de Setúbal tem realizado nos últimos anos um considerável investimento na área da mobilidade urbana.
"Além de ter construído o Interface de Transportes de Setúbal, foram introduzidos na cidade sistemas de transportes alternativos de micromobilidade elétrica, com trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas, e requalificadas importantes artérias, as quais passaram a ser mais amigas do peão e a ter ciclovias dedicadas", sublinha a autarquia sadina. 

Plano de mobilidade elétrica é para avançar 
Cidade incentiva mobilidade elétrica 
A Câmara de Setúbal tem ainda o objetivo de colocar em prática um plano de mobilidade elétrica que promova a utilização de veículos mais amigos do ambiente que permitam reduzir a poluição atmosférica.
"Além de diminuir os impactos negativos do uso individual do automóvel, permitindo reduzir os respetivos custos associados, a transição para modos de mobilidade alternativos e mais limpos e seguros pode, ainda, garantir e aumentar postos de trabalho nas cidades e nos bairros residenciais", realça. 
A programação em Setúbal do Dia Europeu Sem Carros inclui o encerramento ao trânsito automóvel do troço da Avenida José Mourinho compreendido entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel das nove às 17 horas de 22 de Setembro, realizando-se nesse local uma exposição de veículos mais amigos do ambiente – viaturas elétricas, híbridas e modos suaves –, com a hipótese de test-drives.
No mesmo dia volta a ter lugar a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projeto “Somos CMS”, com a qual se apela aos colaboradores municipais e à população em geral para realizarem de bicicleta o trajeto diário entre a residência e o local de trabalho.
Na Casa da Baía, na Casa da Cultura, no atendimento do Edifício Sado e noutras instalações municipais, ao longo da Semana Europeia da Mobilidade decorre uma outra ação de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves, com a exibição em contínuo das “Curtas da Mobilidade”, pequenos filmes sobre o tema reunidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Comentários