Eleição Miss Setúbal: Os sonhos e as causas de Rafaela Alexandra

Um título que iria usar para "puder concretizar muitos objetivos e ajudar muitas pessoas"

Fala como quem faz poesia, escreve como quem desfila. Esta é a primeira entrevista a uma menina que sonha ser Miss Setúbal para, depois, chegar ao patamar das mulheres mais bonitas do país.  Chama-se Rafaela Alexandra e completou esta sexta-feira 20 anos repletos de sorrisos, momentos felizes e pronta para agarrar os novos desafios que a vida lhe colocar no caminho. Chega da capital do distrito, Setúbal, e quer deixar uma marca na final sadina que se realiza no dia 23 de Setembro, numa quinta próximo de Palmela. Entre palavras, frases e emoções, surge uma pergunta. Porque concorrer a Miss Setúbal? É uma história que já vem de 2019 quando foi nomeada Miss Solidariedade. Uma honra e um orgulho gigante. "Continua a ser um título que tenho no meu peito", conta em entrevista à ADN-Agência de Notícias. Estuda para ser professora do primeiro ciclo, gosta do amarelo e de limonada e quer usar o "titulo" para ajudar pessoas e lutar por causas nobres. Tem um sorriso fácil, um brilho no olhar e um coração repleto de sonhos.
Rafaela é de Setúbal e adora a cidade

Começamos pelo início das coisas. Quem é a Rafaela?  A menina, do sorriso fácil, depressa tem uma descrição. Define-se como uma "pessoa determinada em alcançar os seus objetivos e bastante trabalhadora", começou por dizer à ADN-Agência de Notícias. Rafaela não desiste fácil e se for "para fazer algo têm de ser bem feito", diz.  É "dedicada e super sociável, qualquer pessoa poderia me pedir ajuda, que estaria certamente de braços abertos para as receber", sublinha. 
Está a estudar e quer ser professora que tanta falta faz para o futuro. Para Rafaela a decisão já está tomada e explica porquê. "Estudo para ser professora de primeiro ciclo, escolhi esta faixa etária pois acho que é onde começa realmente a perceção das crianças ao mundo, transmitir-lhes apenas o que necessitam aprender não será o necessário para mim, pois pretendo transmitir a bondade, a humildade e a força que cada um de nós tem em si". 
A menina que gosta do amarelo e quer plantar um limoeiro [no desafio de plantar 1 milhão] porque adora limonada, confessa que gosta de "aprender coisas novas todos os dias e de puder transmitir conhecimentos novos às pessoas ao meu redor". O objetivo é "ser um ser humano melhor a cada dia que passa, aprendendo uma nova e sábia lição".  E ela fala assim como quem desfolha um poema. 
À ADN-Agência de Notícias confessa que tem "uma energia enorme, um carisma único da minha personalidade e uma força de vontade do tamanho do universo".
Entre palavras, frases e emoções, surge uma pergunta. Porque concorrer a Miss Setúbal? É uma história que já vem de 2019 quando foi nomeada Miss Solidariedade. uma honra e um orgulho gigante para uma menina com 17 anos na altura. "Continua a ser um título que tenho no meu peito", conta. 
"Fiquei imensamente grata pela oportunidade que tive e tentei aproveitar ao máximo! Voltei-me a inscrever este ano porque acredito que ainda tenho muito a mostrar ao mundo, e acredito que posso mudar muita coisa e continuar a influenciar os seres humanos a serem mais bondosos e a ajudarem o próximo". 
Ganhar o título, que ainda pertence a Patrícia Martins Lima, seria um momento único da sua vida. "Seria um sonho", diz. Um título que iria usar para "puder concretizar muitos objetivos e ajudar muitas pessoas à minha volta". Mas mesmo que não consiga chegar lá jura que ficará "feliz pela próxima Miss Setúbal a ser eleita". 

As causas e os princípios estão programadas se for eleita 
Ajudar é uma das suas maiores qualidades
Mais que beleza a Miss Portugal é, sobretudo, um concurso de desafios sociais e ambientais. Rafaela Alexandra sabe-o muito bem. "O que mais me fascina é o facto de como concorrente, não só aumentar a minha força como pessoa, mas também o facto de puder haver uma conexão entre a mãe terra, o planeta onde vivemos, a natureza, pois se formos a ver, o ser humano é um ser da terra, um ser naturo, tudo o que temos, devemos ao nosso grande planeta azul, e acho que o facto de ligarem a beleza à sua real origem e incentivarem as jovens a cuidarem de tal é algo muito importante!". 
Talvez não seja preciso escrever mais do que Rafaela. A mulher, a menina que respondeu ao chamamento de tentar ser Miss Setúbal. São duas formas de expressão. Nenhuma está primeiro do que a outra. Porque está no concurso para deixar uma mensagem a todas as jovens mulheres. "Gosto de passar uma imagem confiante, gosto de transmitir paz, harmonia, amizade e força, acho que todas as mulheres são seres diferentes e incríveis, cada uma de nós é capaz de fazer e concretizar gestos enormes, basta trabalho árduo, força e dedicação, juntas poderíamos mudar o mundo para melhor e o que busco é transmitir este sentimento, esta vontade e esta chama que tenho dentro do meu ardente coração", diz com convicção. 
Se for eleita como menina mais bonita do distrito já tem causas. Muitas. "Uma das primeiras coisas que faria sendo Miss da minha cidade seria sem dúvida apostar imenso numa experiência que tive em 2019, que foi o voluntariado na instituição CASA (instituição de apoio aos sem abrigo)", Isto porque, como disse à ADN, "adorei sair de trás dos balcões onde entregávamos comida, e senti-me magnífica quando me juntei e cumprimentei cada morador de rua ou cada pessoa que têm dificuldades e procura a ajuda da instituição, foi um prazer para mim conversar com cada um daqueles seres humanos incríveis, para além que conheci cada uma das suas histórias". 
Por isso, que se tivesse a oportunidade de ganhar o título "gostaria de poder fazer mais ações do género pois acho que influenciaria muitas pessoas a praticar o bem". E a cidade, o distrito e mundo agradecem gestos assim. 
Rafaela é sadina e fala com orgulho da sua cidade, do seu chão. "Setúbal é uma cidade incrivelmente linda, onde pretendo fazer a minha vida, temos um povo simpático e acolhedor, pessoas disponíveis e sorridentes. Temos praias e uma serra linda, uma gastronomia super importante, monumentos de ver e chorar por mais, temos tudo o que poderíamos pedir para ser felizes, árvores verdes, águas correntes, céus azuis e uma beira mar linda como nenhuma outra". Porque isso é uma das baías mais bonitas do mundo. 
Rafaela, a menina que fez 20 anos há umas horas, conta que tem "um orgulho enorme de fazer parte de Setúbal e sinto-me segura na minha terra". 
Estará pronta para o concurso? "As minhas expectativas para o dia do concurso, são que tudo irá correr bem. Darei o meu melhor e estarei lá para ajudar quem precisar! De coração é uma honra estar novamente nesta aventura e o que terá de ser, assim o será, agora é esperar o tão esperado dia". E só falta menos de uma semana. Se gostou de a conhecer siga-a nas redes socias e vote aqui na candidata solidária, amiga e com um coração gigante. 

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  

Comentários