5 dos 10 melhores moscatéis do mundo são de Setúbal

Adegas da região "adoçam" os paladares do mundo e voltam a trazer medalhas de ouro 

O moscatel de Setúbal é indiscutivelmente uma das bebidas mais intensa do mundo. São únicos e conquistam pelo paladar quem os prova. Isso não é surpresa nem para a região de Setúbal nem para Portugal. Agora conquistaram o mundo e estão a fazer história. Cinco moscatéis de Setúbal integram o top 10 da 22ª edição do Concurso Internacional Muscats du Monde, contribuindo para o facto de Portugal ser o país com mais moscatéis nesta lista. Venâncio da Costa Lima, Adega Camolas, Adega Cooperativa de Palmela e Bacalhôa Vinhos de Portugal figuram nos 10 melhores do maior concurso mundial deste generoso licor. É obra. E é trabalho! Em 22 anos de competições internacionais para eleger os melhores moscatéis do mundo, Portugal continua a acumular prémios. Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, as distinções recorrentes do Moscatel de Setúbal neste concurso é o reconhecimento da qualidade dos produtores da região que se estende pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e Sesimbra. 
Setúbal é terra mãe dos melhores moscatéis do mundo

Para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, as distinções recorrentes do Moscatel de Setúbal no Concurso Muscats du Monde é o reconhecimento da qualidade da região, na produção deste generoso: “os produtores da nossa região têm sido galardoados, recorrentemente, com grandes prémios neste concurso, considerado o mais famoso e prestigiante para os moscatéis. Isto significa que a Península de Setúbal consegue ombrear com outras regiões mundiais importantes e que os Moscatéis de Setúbal são um verdadeiro tesouro”.
Ao todo, foram avaliados 168 moscatéis de 19 países, num evento que premeia a extraordinária diversidade aromática dos moscatéis, que decorreu a 6 e 7 de Setembro, na localidade de Entre-Vignes, na região francesa de Occitânia. As cinco medalhas de ouro atribuídas este ano fizeram de Portugal o país com mais moscatéis nesta lista.
O Moscatel de Setúbal 10 anos da Adega Cooperativa de Palmela destaca-se pela grande complexidade aromática na qual se sentem notas de frutos secos, nozes, figos e mel. Obtido a partir da fermentação de uvas Moscatel, é interrompida através da adição de aguardente vínica, maceração pelicular durante um período mínimo de cinco meses. Neste lote foram usadas várias colheitas onde a mais recente tem pelo menos 10 anos.
Nesta edição do concurso que premeia a diversidade aromática dos moscatéis, o Venâncio da Costa Lima Moscatel Roxo de Setúbal DOC Reserva da Família 2018, o Adega Camolas Moscatel de Setúbal DO Reserva Barrel Aged 2018, o Adega Cooperativa de Palmela Moscatel de Setúbal DOC 10 anos, o Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal DO Rubrica 10 anos e o Bacalhôa Vinhos de Portugal Moscatel Roxo de Setúbal DO cinco anos, figuram nos 10 melhores. 
O Adega de Pegões Moscatel Roxo de Setúbal DO – Encostas da Arrábida 2014, o Adega Camolas Moscatel Roxo de Setúbal DO Reserva Barrel Aged 2017, o Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal DO – Superior 2014, o Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal DO 2018 e o Bacalhôa Vinhos de Portugal Moscatel Roxo de Setúbal DO - dez anos foram galardoados igualmente com a medalha de ouro.

"O berço" dos melhores moscatéis do mundo 
Região produz cada vez melhores moscatéis 
Em 2020, o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima Reserva da Família 2016 foi eleito o melhor do mundo, conseguindo colocar outro membro da sua família vinícola no top 10: o Moscatel de Setúbal Reserva da Família – 5 anos. Esta não foi, porém, a primeira vez que uma referência da Venâncio da Costa Lima recebeu o prémio máximo do Muscats du Monde. Já em 2016 e 2011 haviam conquistado esta distinção.
De cor dourada, que vai do topázio claro ao âmbar, e aroma floral exótico, o processo da criação de um moscatel como estes, sendo um vinho licoroso, envolve a adição de aguardente vínica logo após o início da fermentação de forma a parar este processo e conservar o açúcar natural das uvas. 
Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, são produzidos a partir das castas que lhe dão nome e têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra.

Comentários