Centro de recolha de animais errantes vai avançar na Moita

Investimento de 749 mil euros no bem-estar animal no concelho 

Em reunião pública, a Câmara da Moita aprovou o novo projeto do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita, bem como a abertura do procedimento por concurso público, para construção deste equipamento, com o valor total de quase 749 mil euros. Recorde-se que o concurso do projeto inicial do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita foi lançado em Julho de 2021, pelo anterior executivo municipal, com o valor de 780 mil euros, mas ficou deserto. O projeto em causa prevê a construção de cinco edifícios. 
Animais abandonados vão ter novas instalações 

O projeto foi, entretanto, reformulado pelos técnicos da Câmara Municipal, que imprimiram ao futuro equipamento alterações ao nível dos materiais utilizados, métodos e soluções de construção, bem como, mudanças na zona de infraestruturas e aumento das áreas de boxes. 
"Além de se perspetivar uma poupança de 31 mil euros, relativamente ao projeto inicial, o novo projeto duplica a capacidade de acolhimento de canídeos, que inicialmente contemplava a criação de apenas 20 boxes para cães", refere a autarquia. 
O projeto em causa prevê a construção de cinco edifícios, o primeiro dos quais com funções administrativas, que será composto pela "receção, gabinete do médico veterinário, com sala de tratamento, enfermaria, sala de esterilização e instalações sanitárias de apoio aos gabinetes e visitantes, com a valência de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada", conta a autarquia. 
Já o segundo espaço vai acolher funções operacionais e será composto por "dois gatis orientados e uma área destinada aos funcionários que ali exercerem a sua atividade, com balneários, instalações sanitárias e uma zona de refeições".  
O terceiro espaço, por sua vez, acolherá "duas boxes para quarentena, duas de transição de animais recentemente capturados e zonas de armazenamento", conta ainda o município. 
Por último, o quarto e quinto edifícios estarão prontos a "acolher 20 boxes para cães, cada uma com os respetivos ‘playgrounds’, com uma zona de recreio comum a todos os animais e um espaço exterior, junto à entrada do futuro equipamento, com um pequeno parque de estacionamento", conclui a Câmara da Moita. 

Comentários