Barreiro aumenta parceiros para impulsionar empreendedores do concelho

"Investidor que está a olhar de muito perto para o que aqui acontece"

Já foi assinado na StartUp Barreiro, um memorando de entendimento entre a Câmara do Barreiro e a Portugal Ventures. Momento considerado pelo presidente da autarquia, Frederico Rosa, como "um voto de confiança ao projeto StartUp Barreiro e de esperança para os projetos que aqui vão nascer por terem mais esta ferramenta ao seu dispor". Este protocolo serve para os "projetos que saem para o mercado tenham mais este apoio e uma porta aberta para que o ecossistema empreendedor do Barreiro e em simultâneo o do país, possam crescer. Queremos projetos com capacidade de ir para o mercado, de vingar e criar valor”, sublinha Frederico Rosa.
Cidade ganha parceria para empreendedores 

Criada em 2012, a Portugal Ventures assume um papel determinante no financiamento e crescimento do ecossistema nacional do empreendedorismo, tendo na sua estrutura acionista, entidades públicas e privadas que se dedicam a promover a competitividade e o crescimento empresarial. Asseguram o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, e garantem o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento.
Segundo o autarca esta assinatura é uma ferramenta para apoiar os projetos e ideias que nascem na StartUp. “É importante que exista uma rede cada vez mais alargada de parceiros, não só com o município e os empreendedores, mas também com o Ensino Superior, como é o caso da EST/Barreiro e com outras entidades, nomeadamente a Portugal Ventures para fazer aquilo que todos queremos. Que os projetos que saem para o mercado tenham mais este apoio e uma porta aberta para que o ecossistema empreendedor do Barreiro e em simultâneo o do país, possam crescer. Queremos projetos com capacidade de ir para o mercado, de vingar e criar valor”, defendeu Frederico Rosa. 
Da mesma opinião partilha o vice-presidente da Câmara do Barreiro, Rui Braga, que elogiou o facto de “a partir de hoje termos um protocolo com um investidor que está a olhar de muito perto para o que aqui acontece. É uma credibilização do investimento que a Câmara Municipal tem feito e um gesto de confiança para quem escolhe a incubadora para iniciar o seu projeto porque vai poder apresentá-lo a quem pode investir na ideia de negócio”, explicou o autarca. 

Desafio para os investidores que se queiram candidatar
Protocolo foi assinada no inicio deste mês 
De acordo com Rui Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures, “este momento é importante pelo reforço, substancial, na rede de parceiros de ignição da empresa. Não tínhamos ainda um parceiro com a dinâmica que a Câmara Municipal do Barreiro tem. Ter a StartUp Barreiro como parceira é importante para dinamizar e otimizar as nossas calls de investimento e para acompanhar o portfólio investido. Fica aqui o desafio para os investidores que se queiram candidatar às nossas calls, que o façam a partir de agora, com o apoio da StartUp. Queremos que o sucesso, seja uma saída com retorno, para os investidores e que a cidade do Barreiro reconheça que o investimento feito pela Autarquia tem esse objetivo, o de transformar as empresas aqui incubadas em empresas grandes de sucesso. E é para isso que também aqui estamos”, concluiu.
Muito surpreendido com a dinâmica do edifício, funcionalidade e estética, Rui Ferreira elogiou o espaço por o considerar como excelente para a dinamização do empreendedorismo de base local e ser desta forma um exemplo para a região.


Comentários