Música regressa ao Sol da Caparica de 11 a 15 de Agosto

O melhor e maior festival de língua portuguesa está quase a começar

Em contagem decrescente para o arranque da sétima edição d’O Sol da Caparica, o Tejo e um passeio de cacilheiro foram o pretexto para revelar a nova versão do hino do festival. O maior festival de música de expressão portuguesa promete muitas emoções para os festivaleiros, entre 11 e 15 de Agosto, no Parque Urbano da Costa da Caparica. "Respirar em liberdade com os braços no ar". Assim começa o novo hino do Sol da Caparica, uma música com a participação de Rich&Mendes e a interpretação dos artistas Anna Joyce, Calema, Cuca Roseta, Nuno Ribeiro, Rui Orlando, Soraia Ramos e Syro. Faltam menos de 30 dias para o festival, que após estar suspenso devido à pandemia, está quase a começar na Costa de Caparica.
Apresentação decorreu a bordo de um barco no Tejo 

Uma das novidades é O Mundo de Noa, a nova mascote do festival. Noa pretende ensinar hábitos sustentáveis e de proteção dos oceanos. Esta personagem vai também alertar para as dificuldades de lidar com amigos e familiares que sofrem de cancro.
"As famílias precisam de ajuda. E achámos que era necessário criar este projeto. Noa tem esta missão de falar com os amigos dela para não mandar os papéis para o chão e para não mandar plástico para o mar. E também tenta ajudar os seus amigos com cancro", sublinhou Zahir Assanali, CEO do Grupo Chiado e promotor do festival.

Na apresentação do festival, em pleno Rio Tejo, foi explicado o programa do dia dedicado às famílias e aos mais novos. Este ano, para além dos momentos musicais com As Canções da Maria e Miss Cindy, e dos espetáculos de dança e teatro, assim que chegarem ao recinto, os mais novos entram no Mundo da Noa, a nova mascote deste dia, que pretende ensinar, de forma divertida e didática, hábitos sustentáveis e incentivar as novas gerações a proteger os recursos naturais do planeta.
Além dos insufláveis e dos espaços de animação associados ao Passaporte do Festival, com pinturas faciais, aulas de skate, atelier de bolas, as crianças podem aprender mais sobre os oceanos, divertindo-se, por exemplo, com os jogos gigantes como o Aero Bungee (onde devem saltar bem alto e salvar os animais marinhos em extinção) ou o Buble Football (simulação do fundo do mar, com o objetivo de chutarem todo o plástico fora).
"Este é um evento familiar, mas também solidário, já que este ano 50 por cento do valor dos bilhetes vendidos para a manhã do dia 14 de Agosto, será doado à Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro", disse Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada. 

Artistas esperam dias memoráveis 
Calema vão abrir palco principal do Sol da Caparica
Com a aproximação da data do festival, o Parque Urbano da Costa de Caparica está aos poucos a ganhar forma. "Estamos a preparar toda a parte de montar os palcos e os cenários. Neste momento, as coisas ainda estão a acontecer para que depois as pessoas sejam felizes no festival", disse o promotor do festival.
Virgul e Carlão foram dois artistas que marcaram presença na apresentação e irão atuar na sétima edição d"O Sol da Caparica, no dia 11 e 15 de Agosto respetivamente. Neste momento ambos estão a preparar o melhor alinhamento para as suas atuações. "Eu tenho sempre de fazer um mimo com o facto de estar na minha cidade e fazer algo especial. Por exemplo, trazer um convidado ou uma música diferente mas não muito mais que isso", afirmou Virgul.
"Não devo inventar muito porque se houver alguma surpresa tem de ser surpresa", explicou Carlão.
Ambos os artistas referiram a importância de O Sol da Caparica ter lugar no distrito de Setúbal, onde podem levar a família e ver amigos. "É ótimo ter aqui um festival com esta maturidade aqui na nossa cidade. O facto de estarmos em casa permite-nos que tenhamos cá amigos nossos e família", disse Virgul.
"É muito importante estares a tocar num sítio que te sentes em casa. Vemos muitas caras conhecidas e às vezes vemos até pessoas aqui da zona e que já não víamos há muito tempo e que andaram connosco na escola. É especial", apontou Carlão.
Os HMB são um dos nomes confirmados para 12 de Agosto. O grupo continua com os ensaios para preparar atuação. "Quando vamos a um palco como o Sol da Caparica temos de levar o nosso melhor. Somos uma banda sempre irrequieta que está sempre a mudar alguma coisa. Obviamente que vão existir algumas surpresas", afirmou Héber Marques, um dos membros do grupo. 
No primeiro dia do festival, os Calema vão subir ao palco principal. A dupla, ansiosa por voltar ao festival, quer levar o público numa viagem. "Todos os que forem ao concerto vão passar um momento único e incrível. Mais detalhes só vão saber quando forem ver o concerto". 
Já Mafalda Veiga está confirmada para dia 14 de Agosto, onde vai atuar por 50 minutos. Com alinhamento pronto, continua a ensaiar. Da sua segunda participação no festival pode-se esperar um concerto com banda. "A atuação vai ser concentrada em temas que eu sei que as pessoas vão gostar e com alguns temas novos que quero apresentá-los e mostrá-los ao público que estiver no Sol da Caparica". 

Dança, comédia e o melhor do Brasil e de África 
Falta menos de um mês para a música chegar à Caparica

E uma das novidades do festival são 250 bailarinos nacionais e internacionais que vão ter um espaço no festival unicamente dedicado à dança. Nomes como Jazzy Dance Crew e os grupos convidados Dance Coolture, Dance Life Academy, Feel It Company, Kriss Kross Crew, Latin Attitude, Lil Malaikes, MGBoos, Star Fyah Crew e Soulja Fighters estão confirmados para o Palco Dança. Trazem consigo hip hop, popping, house e break dance.
Por este palco vai também passar o bailarino francês Salah Benlemqawanssa. Apelidado de Spider Salah, este participou na tour mundial do Cirque du Soleil, na produção Michael Jackson: The Imortal, e conta com inúmeras vitórias em programas e concursos de televisão. O Palco Dança vai ainda ter espaço para um concurso de talentos "O Palco é teu!", onde o público vai poder participar.
Para além da música e da dança, O Sol da Caparica traz também a comédia para o festival. Em cada dia vão subir ao palco três comediantes, exceto no dia 14 de Agosto. O dia 12 de Agosto conta com Fernando Rocha, João Nuno Gonçalo e Miguel Neves. Diana Nogueira, Gilmário Vemba e João Pinto, Hugo Sousa, Mangope, Aldo Lima, Chico Alves e Rui Xará são alguns dos nomes presentes. 
Aos nomes do palco principal junta-se também Dillaz no penúltimo dia, 14 de Agosto. O artista português traz com ele as suas rimas e alguns trocadilhos típicos das suas músicas. 
Chico da Tina vai subir ao palco principal nesse mesmo dia. De Viana do Castelo para a Costa de Caparica, o cantor vai trazer o seu trap e subgénero do rap e hip-hop.
Pela primeira vez chega a Poesia Acústica ao Sol da Caparica no dia 14 de Agosto. Um projeto de hip hop brasileiro do canal de YouTube Pineapple StormTv com mais de 2,7 mil milhões de visualizações e que junta diferentes rappers brasileiros em diferentes episódios.
Gil Semedo está confirmado para dia 15 de Agosto, e traz o seu próprio estilo musical que chamou de "Caboswing" . O cantor cabo-verdiano vai celebrar 30 anos de carreira em palco.
O funk brasileiro de Kevinho chega ao palco principal do Sol da Caparica. No dia 15, o artista vai pôr o público a dançar com as músicas Olha a Explosão, Eterna Sacanagem, O Bebê e Terramoto.
Mário Marta e Ricky Man são outras novas confirmações para o Palco Freenow para dia 13 e 12 de Agosto respetivamente.
O Festival O Sol da Caparica é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada, com produção do Grupo Chiado. O bilhete diário custa 22 euros e o passe de cinco dias 75 euros, e podes adquiri-los, aqui. Para quem reside no concelho de Almada os bilhetes são mais baratos. 


Comentários