Festas Populares animam Samouco até 19 de Julho

Rosinha no dia do Samouqueiro e Toy a fechar a maior festa da freguesia 

Até 19 de Julho, as tradicionais Festas Populares de Samouco, em Honra de Nossa Senhora do Carmo, estão de regresso, depois de dois longos anos de interregno e contam com Rosinha e Toy como garantia de animação. A cantora de Pegões chega na próxima segunda-feira [dia do Samouqueiro] e o setubalense encerra, um dia depois, as festas do Samouco. O evento maior da freguesia do concelho de Alcochete arranca esta sexta-feira, na Praça da Liberdade (junto à Estátua do Cavador). "As festividades que atraem anualmente centenas de visitantes, representam alguns dos melhores dias do ano para a localidade", diz a autarquia ribeirinha em comunicado. 
Festas populares regressam dois anos depois 

Quanto à programação, como não podia deixar de ser, este ano conta com sete largadas de toiros e a importância da componente religiosa mantém-se presente com a Bênção das Motorizadas pelo Sr. Vigário Jorge Almeida e a Evocação a Nossa Senhora do Carmo, no dia 16 de Julho. 
Já a Missa Solene em Honra da nossa Senhora do Carmo e a Procissão em Honra da nossa Senhora do Carmo, com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, irá realizar-se no dia 17 de Julho, domingo. 
Com muita música e boa disposição, as ruas da freguesia de Samouco vão estar ainda mais vivas com as centenas de pessoas que são esperadas pela organização durante os dias da festa. “Depois de dois anos sem as nossas festas estamos muito expectantes pelas festas deste ano, assim como a população, que tem aderido aos nossos eventos. As pessoas dizem-nos que estão muito ansiosas pelo regresso das festas”, acrescenta Luís Maia, presidente da Associação de Festas Populares de Samouco.
Assim até 19 de Julho - uma terça-feira - é de esperar muita animação com os mais variados grupos, sendo de destacar o concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e a animação musical com o grupo Batucando.
No dia 18 de Julho, data em que se celebra o Dia do Samouqueiro com os tradicionais “Comes e Bebes”, irá acontecer o concerto da artista Rosinha. Já no dia 19, o último das Festas de Samouco em 2022, a vila contará com a atuação de Toy, na Praça da República.
Um plano que foi elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em estreita articulação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde local, a Junta de Freguesia do Samouco e a Comissão de Festas.
“Neste plano de coordenação, eminentemente operacional, estão referenciadas as estratégias de actuação dos agentes da Proteção Civil, as suas responsabilidades, os sistemas de alerta, os planos prévios de intervenção, a estrutura de coordenação, a administração e logística, entre outras medidas preventivas, essenciais para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de proteção e socorro”, explica a autarquia de Alcochete. 

Comentários