Festas de Sarilhos Grandes começam esta sexta-feira

Aldeia de Sarilhos em festa em honra de São Jorge até 12 de Julho

Entre esta sexta-feira e terça-feira, 12 de Julho, decorrem as Festas de São Jorge em Sarilhos Grandes. São cinco dias de festividade com um programa diversificado para todos os gostos, com música, dança, largadas, bailes e, claro, os tradicionais momentos religiosos em honra do santo padroeiro. A procissão em honra de São Jorge terá lugar no dia 10 de Julho. Destaque para os espetáculos de música com os cabeças de cartaz: Moda em Moda (9 de Julho), Vozes da Planície (10 de Julho), Jorge Guerreiro (11 de Julho) e Ruth Marlene no último dia da festa. O sarilho a motor e o fogo de artifício encerram as festas em honra de São Jorge na viragem de terça para quarta-feira. 
Sarilhos Grandes comemoram São Jorge

As Festas de Sarilhos Grandes, no concelho do Montijo, arrancam esta sexta-feira. Vão ser cinco dias de muita animação e alegria, com largadas de toiros, bailes, espetáculos de dança e de música, folclore, o tradicional passeio da charanga Huga Huga pelo arraial e, claro, muitos comes e bebes. 
Naturalmente, que em destaque estarão as tradições religiosas com a missa solene em honra de São Jorge no dia 10  de Julho, às 10 da manhã e a procissão, no mesmo dia, pelas 18 horas que vai percorrer várias artérias da aldeia.
A abertura oficial das Festas em Honra de São Jorge tem lugar esta sexta-feira, às 21 horas. Neste dia, destaque para o espetáculo da Academia Musical União e Trabalho às 21 horas. Ainda há um baile com o Tó Zé às 23 horas e pela uma da manhã abrem-se as portas para a festa brava com a primeira largada de toiros. 
No Sábado, destaque para os Moda em Moda às 22 horas no palco principal. A festa começa com animação no coreto às 15 horas. Uma largada de toiros à tarde e outra de madrugada. Pelo meio um baile. 
No domingo o dia é de São Jorge. Missa solene em Honra do padroeiro da freguesia. Às 18 horas realiza-se a grandiosa procissão em Honra de São Jorge. Às 20 horas haverá música no palco da feira com Vozes da Planície. Uma hora depois dança-se sevilhanas e às 22 horas há Bibe e companhia para por tudo a bailar. 
Na segunda-feira, dia 11 de Julho, a não perder Jorge Guerreiro, às 22h30, no palco da feira. Antes há uma largada de toiros e uma atuação dos jovens da Academia Musical União e Trabalho. 
No último dia, terça-feira, 12 de Julho, há mais uma largada de toiros. Ao inicio da noite saem as marchas populares. Ruth Marlene sobe ao palco às 22h30. As festividades terminam com fogo de artifício e um sarilho a motor. 
Nuno Canta, que vai inaugurar as Festas nesta sexta-feira à noite, lembra que estas festividades “são organizadas em nome dos sarilhenses e pretendem honrar as nossas tradições e cultura”, refere o presidente da Câmara do Montijo.
De acordo com o autarca do Montijo, as Festas de São Jorge "são um marco da cultura da nossa terra e têm a importância de juntar as pessoas e serem um elemento agregador da nossa maneira de viver e das nossas tradições”. 

Comentários