Empresa pretende investir 22 milhões de euros no Barreiro

Projeto prevê a criação de 572 postos de trabalho e está pronto em dois anos 

A Câmara do Barreiro assinou com a empresa Sogenave um contrato de concessão de incentivos ao investimento para a instalação no concelho de um centro de logística e distribuição, num investimento de 22 milhões de euros, anunciou a autarquia nesta terça-feira. Em comunicado, o município do distrito de Setúbal explica que o projeto de investimento assinado com a Sociedade Geral de Abastecimento à Navegação e Indústria Hoteleira (do grupo Trivalor) prevê a criação de 572 postos de trabalho. O prazo para a implementação do negócio é de 24 meses. O futuro edifício será construído num terreno de 2.100 metros quadrados, na União de Freguesias de Palhais e Coina, e terá três pisos e quatro unidades funcionais, para armazém ambiente, armazém de frio, áreas administrativas e zonas técnicas e sociais. No exterior, está prevista a construção de parques de estacionamento e espaços verdes.
Empresa de logística aposta no concelho do Barreiro

Segundo o contrato, “é intenção da Trivalor associar ao projeto de investimento a transferência da sua sede bem como das sedes e das suas participadas, localizadas em Oeiras, Amadora e Lisboa, para o concelho do Barreiro”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Frederico Rosa, “foi dado um importante passo, num processo que por norma é longo e constituído por várias etapas”.
“Esta obra vai ser fundamental para o Barreiro por várias razões. Por trazermos para o concelho uma empresa de referência a nível nacional, umas das maiores de Portugal, pelos postos de trabalho ali sediados que vão trazer uma dinâmica nunca antes vista no comércio local da zona, como também pelo investimento indireto que a colocação da fábrica terá na zona de Palhais e Santo António”, explicou.
De forma a agilizar o trânsito, o autarca anunciou a reformulação do sistema rodoviário, onde se inclui uma rotunda do lado de Palhais e de Santo António da Charneca, para que não haja constrangimentos, dado o aumento do volume de tráfego na zona.
Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro, manifestou a sua satisfação pela formalização de mais um acordo ao abrigo do Regulamento de Incentivos lançado pelo município, no anterior mandato, sobretudo por ser, até à data, o maior acordo que o Barreiro assinou neste âmbito.
“A obra que tem início no próximo ano significa que estamos a colher os frutos daquilo que é uma estratégia que o concelho já tem há algum tempo no sentido de captar investimento e sediar postos de trabalho na cidade. Está a dar resultados. Estamos no caminho certo, na senda da atração de investimento”, explicou o vereador, em comunicado.
De acordo com a informação disponibilizada pelo município, a Sogenave faz parte do grupo Trivalor, uma 'holding' com mais de 50 anos de atividade e 100 por cento nacional, e as instalações do Barreiro deverão albergar também as outras empresas deste grupo português.
Segundo o vereador, a Sogenave, que compra, vende e distribui produtos alimentares e não alimentares, comprometeu-se, ainda, a mudar a sua sede para o concelho do Barreiro, outra condição estabelecida pelo município para a atribuição dos incentivos fiscais. “O objetivo não é só garantir estes 10 anos, mas que a empresa fique aqui muitos anos, muitas décadas, a criar riqueza, a criar postos de trabalho e a pagar a Derrama”, acrescentou o autarca. 

Comentários