Cine-Teatro São João celebra 70 Anos de vida artística e cultural em Palmela

Salvador Sobral é a "estrela maior" do programa de aniversário da principal sala da vila 

O Cine-Teatro São João, em Palmela, celebra, a 26 de Julho, o seu 70.º Aniversário. Do cinema, passando pelo teatro até à música, este equipamento encerra em si um conjunto de memórias do mundo do espetáculo, que perduram até aos dias de hoje e são fonte de inspiração para grupos artísticos, criadores e comunidade local. É a principal sala de espetáculos da vila e do concelho. Para celebrar o aniversário desta “casa da Cultura”, o Município de Palmela e parceiros locais apresentam o programa comemorativo “7 Dias – 70 Anos”, a decorrer de 25 a 31 de Julho. Música, dança, exposições, visitas, cinema e atividades para as famílias são os ingredientes destes sete dias de festa, com iniciativas a decorrer no Cine-Teatro e também no Largo de São João. No panorama musical destaque para o concerto de Salvador Sobral, dia 26 de Julho, às 21h30, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.
Cine-Teatro São João comemora 70 anos 

O artista, que conquistou para Portugal em 2017 um inédito triunfo no Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, na Ucrânia, vai apresentar em palco “o seu mais recente álbum, [intitulado] ‘bpm’, e também outras canções que o tornaram conhecido e admirado pelo público”, revela a Câmara de Palmela. O artista vai atuar no dia do aniversário da principal sala cultural da vila. 
Sob o mote “7 Dias – 70 Anos”, o programa de atividades arranca já esta segunda-feira com a inauguração, pelas 18h30, da mostra “Cine-Teatro São João… em Exposição”. Uma hora depois a DançArte apresenta, também no Cine-Teatro São João, um ensaio aberto do espetáculo “Passos de História”.
“De 26 a 29 de Julho, às 19h30, a iniciativa ‘Tócabanda no Coreto’ dará música ao Largo de S. João, com a presença das filarmónicas, numa saudação à música e ao Cine-Teatro São João”, realça a autarquia sobre o programa, que propõe cinema para os dias 27, 28 e 31. As sessões de ‘Cinema no Terraço’, nestes dois primeiros dias, “serão antecedidas de animação musical pelo grupo Agarrat’Óbrass”. 
No dia 31, há cinema infantil. Mas antes, para dia 26, estão agendadas “diferentes propostas intergeracionais da iniciativa ‘Jogos em Família – Avós em Festa’”.
Outro ponto forte do programa, aponta o município, acontece com “a estreia da criação da DançArte ‘Passos de História’ (dia 29), concebida especificamente para assinalar o aniversário”. A programação engloba ainda “as atividades ‘Cine-Teatro São João – Histórias com Memórias e Futuro’ (dia 27)” e “uma visita orientada à exposição no cine-teatro, seguida de caminhada na Serra do Louro e terminando com uma visita à Quinta do Piloto (dias 30 e 31)”. No último dia, 31, nos foyers do Cine-Teatro São João haverá música ao vivo com o grupo Jukeboxers.
A festa já está a acontecer em Palmela. Está a decorrer desde o passado dia 15 um pré-programa de comemorações que termina a 24 com o espetáculo musical “Twist Connection”, o qual integra também o Festival FIAR.

Inaugurado em 1952 por Humberto da Silva Cardoso
Salvador Sobral chega a 26 de Julho para noite diferente
Inaugurado com o filme "As Aventuras de D. Juan", a 26 de Julho de 1952, o Cine-teatro São João foi mandado construir por Humberto da Silva Cardoso.
Wily Braun e Pedro Cavalleri foram, respetivamente, o arquiteto e o engenheiro responsáveis pelo atual edifício. À data, o conjunto de máquinas de projetar da Zeiss Ikon, instalado neste Cine-teatro, era dos mais modernos em Portugal!
Situado em pleno coração da vila de Palmela, o Cine-Teatro São João assumiu-se como uma referência na vida cultural da região e, atualmente, continua a destacar-se um equipamento cultural vivo, dinâmico e bem enraizado na identidade local. Atualmente integra a Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses e a Artemrede – Teatros Associados.
Depois de ter encerrado em 1981, a Câmara de Palmela adquiriu o espaço em 1989 com o objetivo de lhe "devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho". 
Desde Outubro de 1991, altura em que reabriu portas, o Cine-teatro São João é constituído por uma sala de espetáculos com 480 lugares, um auditório, um bar, camarins, área de arrumos e de apoio ao palco, tudo servido por amplas salas de estar e de circulação adaptáveis a espaços para exposições e ações de formação em diversas áreas artísticas.   

Comentários