Cinco bombeiros do Pinhal Novo feridos no incêndio de Palmela

Fogo cerca veiculo e deixa bombeiros com queimaduras graves. Dois estão em São José 

O incêndio que lavra na zona de Palmela já fez cerca de 12 feridos, cinco dos quais bombeiros, e estava a ser combatido por mais de 500 operacionais pelas 23 horas, segundo a Proteção Civil. Um veículo tanque dos bombeiros do Pinhal Novo sofreu esta tarde danos parciais enquanto participava no combate ao fogo deflagrado em Palmela. No interior da viatura encontravam-se quatro bombeiros que foram surpreendidos pelas chamas, ficando com ferimentos e transportados para o Centro Hospitalar de Setúbal, todos com queimaduras. Dois bombeiros foram transportados para o Hospital de São José, em Lisboa, com queimaduras graves no corpo. O fogo continua com duas frentes ativas. Uma na zona da Quinta do Anjo e outra em direção a Setúbal. Será uma noite complicada para os bombeiros dos distritos de Setúbal, Lisboa, Évora e Beja que estão na linha da frente do maior incêndio de que há memória no concelho de Setúbal.  
Veiculo ficou parcialmente destruído 

"Fui em apoio aos três bombeiros da tripulação da nossa viatura de combate a fogos, que ficou parcialmente destruída, e sofri ferimentos numa mão. Fomos os quatro transportados para o hospital de São Bernardo, em Setúbal, com ferimentos ligeiros", disse o comandante dos Bombeiros do Pinhal Novo, Vasco Marto.
Cinco bombeiros deram entrada no Hospital de São Bernardo com ferimentos graves. Segundo fonte do Centro Hospitalar de Setúbal, os profissionais “chegaram à unidade hospitalar com queimaduras graves no corpo”.
Os ferimentos surgiram devido ao Veículo Especial de Combate a Incêndios em que seguiam, de Pinhal Novo, ter sido apanhado pelas chamas. Os feridos mais grave foram transferidos para o hospital de São José, em Lisboa. Ambos estão internados mas fora de perigo. 
Ainda durante a tarde, também um homem de 83 anos foi transportado para o Hospital de Setúbal com queimaduras graves nos membros superiores e inferiores. O idoso tentava ajudar a apagar o fogo quando acabou por “cair para dentro do mesmo”, revelou fonte do hospital. 
"O transferido é um civil de 83 anos, que ao tentar apagar o fogo caiu para dentro do mesmo. É um ferido grave, com queimaduras nos membros inferiores e superiores, mas está consciente e estabilizado", garantiu a mesma fonte.
Um militar da GNR também foi ferido além de outras pessoas que receberam apoio médico da INEM.
O incêndio de Palmela já atingiu o Parque Natural da Arrábida. Segundo o comandante operacional distrital de Setúbal, Elísio Oliveira, trata-se de um incêndio “muito complicado". Em declarações à imprensa, o comandante adianta que há dois feridos civis. O incêndio obrigou à dispersão dos meios e chegou a estar perto de várias casas, adiantando que houve momentos em que os "bombeiros arriscaram muito para conseguir proteger casas e, essencialmente, salvar as pessoas". 
Neste momento há no local 527 operacionais de várias zonas de Lisboa e Vale do Tejo, bem como do Alentejo. Elísio Oliveira revela que o "perímetro do incêndio é extenso e que ainda há muito trabalho por fazer. Há agora uma frente ativa do incêndio que está a causar alguma preocupação ao descer entre serra de São Luís e Palmela em direção a Setúbal".
Para os próximos dias o comandante prevê "condições extremamente difíceis, com uma forte possibilidade de reacendimentos" nesta quinta-feira.
Até agora foi necessário evacuar um lar, de onde foram retiradas cerca de oitenta pessoas que foram levadas para outras instituições. Também sete pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas, por uma questão de segurança, e as câmaras municipais de Palmela e de Setúbal já encontraram sítio para ficarem.
Em Aires a situação esta a ser consolidada. Já está mais calma e o objetivo agora é evitar reacendimentos. Nesta localidade ardeu um stand de automóveis e centenas de pessoas ainda não puderam voltar a casa mas já sabem que a localidade foi preservado. 

Comentários