Artes de ruas invadem Palmela este fim de semana

Mais do que um festival estamos a preparar um encontro!

O FIAR - Festival Internacional de Artes de Rua, regressou às ruas e espaços culturais da vila de Palmela. O programa do Festival, a decorrer até domingo e integra cerca de duas dezenas de espetáculos e outras iniciativas, nomeadamente em áreas como o teatro, a dança e a música. O FIAR - Associação Cultural, convoca os artistas para fazerem das ruas, dos recantos e da paisagem, o seu palco, convidando toda a comunidade à participação. Um dos destaques é a estreia, no dia 24, da peça de teatro 'Condomínio', com a rua a ser partilhada entre artistas e vários habitantes de Palmela. Um espetáculo que desenvolve o tema das reuniões de condomínio, pondo em relação os interesses pessoais e os de grupo, o bem comum e as aspirações individuais.
FIAR voltou à rua com eventos até domingo 


O FIAR deste ano arrisca voltar às ruas de Palmela, aos seus cantos e recantos, ao calor da calçada, calcorreada pelos grandes e pequenos passos. O festival volta à sua comunidade, às conversas que se travam na sombra das árvores entre um espetáculo e outro... ao mapa dos afetos e dos caminhos por descobrir. 
"Herdando vários espetáculos que no ano passado ficaram suspensos devido à Pandemia, o Festival que vos apresentamos em 2022 nasce da vontade de criar um espaço e um tempo próprios para um encontro artístico, cultural e utópico! Convocamos artistas para da paisagem fazerem o seu palco, convidando a comunidade, os públicos de perto e de longe, os espectadores de todas as idades a darem sentido à nossa programação", diz a autarquia palmelense. 
O FIAR  começou na tarde desta sexta-feira no Pátio da Adega da Casa de Atalaia, seguida de vários momentos que procuram “dar ao público espetáculos, que normalmente podem ver em sala, implementados em espaços públicos”.
O 'Condomínio', da Propositário Azul, com dramaturgia, encenação e interpretação de Nuno Nunes, que traz a comunidade palmelense à cena na Urbanização Nova Palmela – Praceta Lúcio Borges da Costa no domingo às nove da noite. 
De acordo com o encenador este espetáculo surgiu da vontade de transpor para teatro a sua experiência "como participante e administrador de condomínio. É um microcosmos da nossa sociedade e faz um raio-x perfeito das complexas relações que nos envolvem quando estamos ligados por questões de interesse comum". 
Com uma estrutura criada por um núcleo criativo, composto por Nuno Nunes, Sofia Dias e Tiago Sarmento, com três partes, “Ser”, “Pertencer” e Projetar”, “cada um, além disso, representa uma forma diferente de estar, pensar e agir a que chamei ‘avatar’”.
Neste “Condomínio”, os participantes são residentes no concelho ou têm algum tipo de envolvimento com Palmela. 
Também As Avózinhas foram convidadas a participar. “Ao todo, são 11 pessoas que, semanalmente, foram aparecendo, participando, jogando, experimentando, improvisando. Acredito que há muita vontade de muita gente em se envolver em processos de criação, nem que seja por esse espaço novo que se abre para a agitação do ser, a inquietação, a descoberta de si mesmo como outro”. “
A energia que isto gera liga as pessoas aos sítios, diferencia a nossa relação com os lugares e as pessoas e sobretudo é divertido, num divertimento como ‘desvio’ à trivialidade da existência”. 
O bairro Nova Palmela está “intrinsecamente ligado à origem deste espetáculo. Foi a olhar para aquelas ruas paralelas, para a uniformidade daqueles blocos de apartamentos que imaginei um condomínio ‘exacerbado’, ou seja, impossível, que acontecesse na rua, entre fachadas, confrontando janelas, interrompendo o trânsito”, diz ainda Nuno Nunes. 
No encerramento do Festival, no dia 24, o espetáculo musical 'Twist Connection' dará também o pontapé de saída para o programa comemorativo do 70.º Aniversário do Cine-Teatro São João, que se realizará de 25 a 31 de Julho, sob o lema '7 Dias - 70 Anos'.
"Homenageamos a Lola, neste segundo FIAR sem a sua presença, continuando a seguir a sua missão neste grande encontro onde A Rua é o Palco", diz o município. O FIAR conta com o apoio da Câmara de Palmela e da Direção Geral das Artes.
Paz Perpetua abriu espetáculos no centro de Palmela 

Programa
23 e 24 Julho


11h00-19h00 | Espaço MOJU e ruas de Palmela
Oficina miniFIAR
Programação para a infância
Orientação Artística e Pedagógica de Paula Moita

23 Julho

11h00 e 16h00 | Escola Básica Joaquim José de Carvalho
“A Grande Viagem do Pequeno Mi”
Oficina de Dança, Música, Literatura e Ilustração
De: Madalena Victorino, Ana Raquel Martins e Beatriz Dias

11h00 e 17h30 | Biblioteca Municipal de Palmela (Jardim)
“As Mãos das Águias”
Teatro (Programação para a Infância)
Criação: O Plano / Galateia

15h00-17h00 (sessões contínuas de 15 minutos) | Moinho (Sede FIAR), Parque Venâncio Ribeiro da Costa
“Toca”
Teatro / Instalação
Criação: Um Coletivo

16h30 | Início no Largo 5 de Outubro e final no Largo de S. João
“Trans(h)umância”
Teatro / Performance
Criação: Companhia Kopinxas

18h00 | Largo Marquês de Pombal
“Dançar na Rua”
Dança
Criação: Útero

19h00 | Largo 5 de Outubro
“Primeiro Ensaio”
Teatro
Criação: Dora Sales / Grupo Cru

22h00 | Local a confirmar
“Hamlet”
Site Specific
Criação: Útero
Coprodução: FIAR - Centro de Artes de Rua

24 Julho

11h00 e 16h00 | Parque Venâncio Ribeiro da Costa
“Marionetas Musicais e de Circo”
Marionetas
De: Rui Sousa Marionetista

14h00 | Parque Venâncio Ribeiro da Costa
“O Plano”
Atividade
De: O Plano / Galateia

17h00 | Parque Venâncio Ribeiro da Costa
“Ariadne”
Dança / Performance
De: Leonor Keil

18h30 | Largo do Duque
“Casamento dos Corvos”
Musical
De: Jorge Salgueiro e Milla Franco
Produção executiva: FIAR

21h00 | Rua Humberto Cardoso, Urbanização Nova Palmela
“Condomínio”
Teatro
Criação: Propositário Azul

22h30 | Cine-Teatro S. João
“Twist Connection”
Música
Concerto de Abertura das Comemorações do 70.º Aniversário do Cine-Teatro S. João e de Encerramento do FIAR.

Comentários