ANA aceita abandonar aeroporto no Montijo e avançar para o de Alcochete

Planos para fazer aeroporto entre Canha e Santo Estevão com pista de aterragem em Foros do Trapo 

Os últimos dias do passado mês de Junho ficaram marcados por toda uma polémica relacionada com a construção de novos aeroportos no distrito de Setúbal. Um despacho publicado pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, gabinete do ministro Pedro Nuno Santos, denunciava como objetivos construir dois aeroportos: um no Montijo, que estaria operacional no final de 2026, e que serviria para receber passageiros que viajassem com companhias aéreas low-cost; e outro em Alcochete, que passaria a ser o aeroporto principal de Lisboa em 2035, ano em que se previa que o atual Aeroporto Humberto Delgado fosse desativado. Ora, ninguém sabia de nada e na manhã seguinte António Costa mandou revogar o despacho e tudo ficou como antes. Agora a SIC avança que a ANA aceita abandonar aeroporto no Montijo e avançar para o de Alcochete se o Governo alargar a concessão. Mas ainda não há negociações entre as partes. O PCP vem agora defender a opção do aeroporto de Beja. E assim se escreve mais uma notícia sobre uma obra estrutural para o país que é discutida há mais de 50 anos. 
A longa espera por um aeroporto continua sem fim à vista


Pedro Nuno Santos, o ministro que mandou publicar o despacho sem informar o primeiro-ministro nem o Presidente da República, teve que pedir desculpa ao país pela "falha de comunicação" mas ficou no mesmo lugar e com tarefa de aprovar uma obra que já teve "certa", em Rio Frio, Alverca, Ota, Alcochete, Montijo... mas que continua só em projeto.  
Desde então, este assunto parece ter ficado em águas de bacalhau, mas é certo que o Governo terá de fazer alguma coisa, até porque o Aeroporto de Lisboa tem estado praticamente a “rebentar pelas costuras”, já se falando que, se os números de passageiros forem superiores aos registados este ano, que muito provavelmente vários voos terão de ser desviados para o Aeroporto de Faro ou para o Porto. 
Em todo o caso, é provável que o assunto volte a dar que falar, até porque, num comunicado enviado à SIC, a ANA Aeroportos referiu estar disponível para abandonar a ideia de um aeroporto no Montijo, optando antes pela construção de um grande aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete… desde que a concessão seja alargada por mais 25 anos.
De acordo com o canal televisivo de Carnaxide, a ANA verá com bons olhos a disponibilidade para um aeroporto com capacidade praticamente ilimitada ao lado dos emissores de onda curta da RTP no bairro de São Gabriel entre a Canha e Santo Estevão, sendo que, ao que tudo indica, as pistas de aterragem irão surgir a sul, junto à localidade de Foros do Trapo, no concelho do Montijo mas muito próximo do concelho de Palmela. 
Na verdade, o possível futuro aeroporto de Alcochete reparte-se pelos concelhos do Montijo e Benavente, tendo uma uma área prevista de cerca de 16 hectares.
No entanto, a ANA esclareceu que “tal eventualidade não foi objeto de negociação, seja formal ou informal”.
Entretanto, o Partido Comunista Português disse em comunicado que o aeroporto de Beja “reúne todas as condições no imediato” e deve ser “colocado ao serviço do país”, dado o “expectável aumento do fluxo turístico” e a “grande saturação” em Lisboa e Faro.

Comentários