Pinhal Novo em Festa arranca hoje para 10 dias de animação

Música, diversão, espaços de comes e bebes, artesanato e feira franca regressam em formato ainda reduzido

Ponto prévio: Ainda não são  - nem podiam ser - as festas populares em formato normal devido ao tempo e ao orçamento que teria que ser feito pela Associação das Festas Populares de Pinhal Novo para levar a cabo um evento dessa dimensão.  Ainda assim, em formato reduzido, volta a sopa caramela e outros petiscos na rua da estação velha e dos pinheirinhos. O palco principal estará junto ao coreto e apresenta um cartaz para 10 dias com muita música. Destacam-se Ruth Marlene [3 de Junho], FF com a banda da SFUA, no dia 10 de Junho e a fechar o regresso da noite da Popular FM, com muita música, dança, animação e entrega dos prémios evento cultural e mérito cultural de 2021. Pelo meio há muita música de artistas e associações de Pinhal Novo. O passeio das pasteleiras, no dia de Portugal, dança e desporto também marcam presença. Os espaços de comes e bebes, artesanato, feira franca e divertimentos também regressam ao coração da vila. E os Baila Ca Carroça também estão de regresso ao Pinhal Novo em Festa. De fora do evento [e sem qualquer apoio da Associação das Festas Populares, ao contrário que é dito] estão a corrida de touros e as largadas. Trata-se apenas, diz Herlander Vinagre, presidente da associação, " um  evento da inteira responsabilidade e organização dos Amigos da Festa Brava que aproveitaram a data do evento para realizar as suas atividades". 
Tudo pronto para o arranque do Pinhal Novo em Festa 

Está quase tudo pronto para a festa. O largo José Maria dos Santos, pátios e tascas, a comunitária mesa de petiscos e animação é, a partir desta sexta-feira a casa de todos os pinhalnovenses e de milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo outro amigo mais a alegria”. Arraial, comezainas, petiscos tradicionais, muita sopa caramela [a rainha da festa desde o início], artesanato, música para os ouvidos e para dançar e muito desporto marcam esta dezena de dias. 
O palco principal estará junto ao coreto e apresenta um cartaz para 10 dias com muita música, do qual se destacam Ruth Marlene a abrir, nesta sexta-feira às 22 horas, FF acompanhado com a banda da SFUA no dia 10 e a fechar a noite da Popular FM. Pelo meio, outros grupos e artistas cá da terra de assinalável valor e reconhecimento, uma noite de dança com DJs e ainda o regresso dos “Balha ca Carroça” para animação do espaço.
Haverá ainda passeio das pasteleiras e de BTT, caminhada pela freguesia, dança, demonstração de xadrez e de artes marciais e o 1º torneio PN skate HP, no skate park do monte Francisquinho.
"Ainda que num formato reduzido, volta a sopa caramela e outros petiscos (espaços de comes e bebes na rua da estação velha e dos pinheirinhos), para além de uma mostra de artesanato, feira-franca e divertimentos", disse Herlander Vinagre. 
Porque não voltam as festas à normalidade, perguntam todos os pinhalnovenses. Em Janeiro e Fevereiro, quando para um evento desta dimensão, já têm de ter tudo contratado e fechado, ainda se mantinha "o regime de proibição de realização de Festas Populares", disse na altura o presidente da Associação das Festas Populares de Pinhal Novo, em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
Assim sendo, a "imprevisibilidade e incerteza", foram dois dos principais obstáculos, pelo que, a organização deste evento de cariz popular, deparou-se à partida com as adversidades relativas à impossibilidade de uma estratégia atempada para organizar logisticamente um evento desta envergadura, que requer meses e meses de preparação, pois a calendarização e agendamento tinham já de estar planeados no inicio do ano", sublinhou Herlander Vinagre.
Indefinição que se manteve até Abril complicou ainda mais a realização das maiores festas da freguesia, conta ainda o dirigente. 
"Tornou-se assim necessário recorrer a um Plano B, que passa por realizarmos durante 10 dias (entre sexta-feira e  12 de Junho, um evento cultural semelhante ao do ano passado, com espetáculos todas as noites no palco do coreto", explica a organização.
Na apresentação pública do evento, Herlander Vinagre, presidente da Associação de Festas Populares, revelou as diferenças principais ao nível da estrutura do programa. “Vamos ter menos feirantes, o espaço vai ser menor, não vamos ter o Páteo Caramelo para a juventude, que era um dos pontos fortes da festa, nem o palco na Praça da Independência, e a tradicional gastronomia será mais simples e mais modesta e o sem o seu palco”, contou. 
O trabalho desenvolvido pela associação mereceu elogios dos autarcas locais. Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, não deixou de acentuar a importância de se manter de pé esta expressão de promoção identitária da comunidade pinhalnovense. “Merece o nosso apoio esta ousadia, resiliência e coragem para não deixar morrer a data, deste período festivo em Pinhal Novo”.
E Carlos Jorge de Almeida, presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, mostrou-se confiante numas “festas bonitas nesta terra de afetos”, ao mesmo tempo que lançou um convite a forasteiros. “Que possam vir todos ao Pinhal Novo, a nossa casa é a casa de toda a gente”, desafiou o autarquia que vai viver as festas pela primeira vez. 

Cartaz com muitos artistas da casa 
Ruth Marlene abre esta noite o maior evento da vila 
Assim pelo palco do coreto passam Ruth Marlene (3 de Junho). Pink Floyd Club Band, a 4 de Junho. Um dia depois sobem ao palco a Orquestra Nova de Guitarras. Dia 6 de Junho, uma banda da casa, os Arte do Acaso. A 7 de Junho há noite de fados com Maria Graça, Nuno Rocha, Inês Calado, Jezel de Zabelo, Laurinda Oliveira, Gilberto Santos e António Marto, acompanhados à guitarra por Custódio Magalhães e à viola por Carlos Pinto. 8 de Junho a noite é de teatro, dança, alegria e muita festa pelos atores da Ação Teatral Artimanha. Com eles chegam os Baila Cá Carroça que neste ano voltam a dar "vida e alegria" às pessoas. 
A 9 há Treeparty [outra banda da freguesia] e no coreto no dia de Portugal, a 10 de Junho, o artista FF junta-se à banda da Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo [SFUA] naquele que promete ser o espetáculo principal do Pinhal Novo em Festa.
A 11 é a vez da Escola de Rock GT de fazer a festa. Na mesma noite há ainda Soulwave e o dj Hardrich. O Pinhal Novo em Festa encerra com uma grande noite da PopularFM, com muita música em português, muita dança, surpresas e a alegria de sempre com Nuno Portugal, Karyna, Will Souto, Luís Rouxinol e Rita Santos. A acompanhar o grupo de bailarinas residentes da radio:  as passistas da Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias e as surpresas podem não ficar por aqui. Durante este espetáculo a ADN-Agência de Notícias e a PopularFM vão entregar o prémio Evento Cultural de 2021 - ao Bora Lá Pinhal Novo, da Associação das Festas Populares - e o prémio mérito cultural 2021 ao ATA - Ação Teatral Artimanha. Será ainda divulgado o júri para a edição dos melhores eventos culturais, mérito e artistas deste ano, tal como os primeiros nomeados que serão avaliados pelo júri durante 2022. 
Danças da primavera, o primeiro torneio   o típico passeio das pasteleiras pelas ruas da vila e muito desporto também se espalham pelos dias do certame. Demonstração de fitness – 3B Bum Bum Brasil
Organizado Fitness way. O torneio PN Skate – HP Skate park do Monte Francisquinho, judo, xadrez. zumba, patinagem, natação e BTT preenchem a programação. 
Os espaços de comes e bebes [com sopa caramela], artesanato, feira franca e divertimentos também regressam ao coração da vila. O evento realiza-se no Largo José Maria dos Santos e nas ruas envolventes. 
"Para o ano, se as coisas correrem normalmente, voltaremos às tradicionais festas populares a que habituámos a nossa população", sublinhou Herlander Vinagre. 
A Câmara de Palmela decidiu apoiar a realização do evento com um total de 36 mil euros (14 mil destinados a atividade e 22 mil euros para comparticipar a contratualização da instalação da infra-estrutura elétrica comum a vários eventos no mesmo local). A este montante juntam-se ainda os apoios logísticos e de transporte estimados em cinco mil euros. 

Comentários