Casa Mãe da Rota de Vinhos completou 22 anos em Palmela

Ponto central de reservas das experiências enoturísticas

A Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, projeto que celebrou este mês o 22.º aniversário assume um papel crucial no enoturismo da região. Sede da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, aquele local foi reconvertido em ponto de informação enoturística e central de reservas das experiências enoturísticas. Produtores de vinho, restauração, alojamento e animação turística integram a Associação, cujo espaço é, simultaneamente, "um Observatório turístico, que alcançou o registo máximo de 55 mil  visitantes, em 2019", revelou a Câmara de Palmela. 
Casa Mãe da Rota do Vinhos em Palmela fez 22 anos

As instituições públicas – os municípios de Palmela, Montijo e Setúbal - a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a par da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo entre o Tejo e Sado, entidade privada também associada, são os pilares da Casa Mãe da Rota de Vinhos.
Enquanto membro fundador e impulsionador do projeto, a Câmara de Palmela assumiu, desde sempre, uma forte aposta na Rota de Vinhos e no enoturismo, integrando a Casa Mãe na estratégia de promoção do território e liderando distinções como “Cidade do Vinho 2009” e “Cidade Europeia do Vinho 2012”. A recente "requalificação do edifício, com a pintura exterior, reafirmou o eixo de desenvolvimento que o espaço encerra", disse a autarquia em comunicado. 
Ao longo destes 22 anos foram concretizadas diversas parcerias, desde a Adrepes, à Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e à Associação de Turismo de Lisboa, aos acordos de cooperação com entidades como a Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Estoril, as Escolas Secundária de Palmela e Profissional de Montijo e o Instituto Politécnico de Setúbal, fomentando a participação em projetos interterritoriais nacionais e internacionais e a partilha de conhecimento.
A dinâmica de capacitação dos agentes económicos, do trabalho em rede, da sustentabilidade social e ambiental e das ações de marketing turístico, "tem contribuído para valorizar um projeto único, que nos últimos três anos assumiu a presidência da Associação das Rotas de Vinhos de Portugal", sublinha a Câmara de Palmela. 
O apoio incondicional do município liderado por Álvaro Amaro à Rota de Vinhos da Península de Setúbal assume-se como "um fator-chave do seu sucesso, confirmado no número crescente de visitantes, na notoriedade alcançada e no estímulo diário em fazer mais e melhor, por parte de uma equipa empenhada e profissional, que importa enaltecer", conclui a nota de imprensa da autarquia. 

Agência de Notícias 

Comentários