Mostra de Vinhos em Fernando Pó recebeu 5500 visitantes em ano de regresso

Um evento que "projeta no país a superior qualidade dos nossos vinhos" 

A Mostra de Vinhos em Fernando Pó, que decorreu entre 29 de Abril e 1 de Maio, recebeu cerca de 5500 visitantes, em ano de 25.º aniversário e de regresso ao formato habitual, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia. Prova e exposição de vinhos, gastronomia, animação musical, provas de vinhos comentadas e iniciativas que promovem o enoturismo foram os principais ingredientes do evento que, mais uma vez, deu a conhecer e promoveu o que de melhor se produz em Poceirão e Marateca, no concelho de Palmela. Adega do Canivete tem o melhor vinho tinto do concelho e a Quinta do Monte Alegre ganhou, pela primeira vez, o prémio do melhor vinho branco da região. O prémio especial do público foi para António José Nobre Sobral. 
Melhores vinhos estiveram à prova em Fernando Pó 

Na inauguração da Mostra, Bruno Pedroso, presidente da Comissão Organizadora, realçou que, depois de dois anos em que não estiveram reunidas as condições para realizar o evento em formato presencial, a Mostra está de volta "com muita força". 
Bruno Pedroso agradeceu o apoio da Câmara de Palmela, da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e de todos os produtores participantes e destacou as grandes novidades deste ano: o 1.º Concurso da Mostra de Vinhos - Brancos e o Prémio Escolha do Público.
"Temos muito orgulho de conseguirmos estar hoje aqui reunidos e muita satisfação por vos reencontrar. Este é um dia especial para a aldeia vinhateira de Fernando Pó, por estar de regresso, no seu conhecido formato, um dos mais prestigiados eventos que se realizam no concelho", afirmou o vereador da área do Desenvolvimento Económico, Luís Miguel Calha.
A Mostra, sublinhou Luís Miguel Calha, "é um evento que nos enche a todos de orgulho, prestigia o concelho e a região, projeta no país a superior qualidade dos nossos vinhos e a notoriedade do nosso território" e que "tem vindo a afirmar-se como um evento de sucesso". ´
Manifestando a disponibilidade do município para continuar sempre a apoiar esta iniciativa, agradeceu o "empenho, dedicação e amor a Fernando Pó" da Comissão Organizadora.
Também a presidente da União das Freguesias, Cecília Sousa, deu "os parabéns à comissão pela coragem de, tão rapidamente, colocar de pé esta Mostra", com um "programa riquíssimo, com oportunidade para várias experiências".
Recorde-se que, em 2021, a Mostra decorreu em formato digital, tendo sido criada, com o apoio do Município, uma loja de vinhos online (https://mostradevinhos.pt), disponível de forma permanente e aberta a todos os produtores que queiram comercializar os seus produtos através desta plataforma.

25.º Concurso da Mostra de Vinhos - Tintos
1.º - Adega do Canivete
2.º - Agrosilvestre, Lda.
3.º - Quinta do Monte Alegre
4.º - Casa Ermelinda Freitas
5.º - JB Freitas, Lda.
6.º - Fernando Carreira
7.º - Fernão Pó Adega
8.º - Vinhos Althiago
9.º - Naciolindo Baeta
10.º - Manuel Andrade Neto

1.º Concurso da Mostra de Vinhos - Brancos
1.º - Quinta do Monte Alegre
2.º - Casa Ermelinda Freitas
3.º - Adega do Canivete

Prémio Escolha do Público
António José Nobre Sobral




Comentários