Festas de São Pedro regressam ao Montijo de 28 Junho a 4 de Julho

Matias Damásio, The Gift, Dulce Pontes e a noite da PopularFM em destaque no regresso da festa 

As festas populares de São Pedro estão de volta ao Montijo entre 28 de Junho e 4 de Julho. Foram dois anos "sem festa" devido à pandemia. Mas o padroeiro da cidade está de volta "em grande". The Gift,  Matias Damásio, Dulce Pontes e uma noite PopularFM serão os destaques do programa cultural da maior festa do concelho. Serão seis dias de uma mistura genuína entre atividades de carácter religioso e outras de dimensão profana que, ano após ano, enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Ainda há os tradicionais bibes elétricos e charangas populares que animam as principais ruas da festa. A animação, com o envolvimento do movimento associativo local, vai distribuir-se por cinco palcos. 
Tradições estão de volta à cidade pelo São Pedro 

Até 4 de Julho, as Festas Populares de São Pedro trazem de volta as tradições religiosas e populares, as largadas de touros, as marchas populares, o Bibe Elétrico, entre muitos outros momentos de pura animação. Serão seis dias de atividades de caráter religioso e outras de dimensão profana, que enchem a cidade de cor, luz e muita animação. Na vertente religiosa, o dia de São Pedro (29 de Junho) é o ponto alto das comemorações com as habituais procissões. A procissão fluvial e a procissão noturna desfilam pelas ruas enfeitadas da cidade e pelo rio. Na primeira, a imagem de São Pedro é transportada por uma embarcação de pesca [a partir das 14 horas] que é escoltada por outras, todas engalanadas, cumprindo-se pelo leito do Tejo a ligação entre a Base Aérea n.º 6 e o Cais das Faluas. Na segunda, saem em cortejo pelas ruas dezenas de andores com imagens oriundas das várias igrejas do concelho. O início será às 22 horas da igreja de São Pedro. 
Os espetáculos musicais contam com cabeças de cartaz Matias Damásio – que chegou a estar apontado à edição de 2020 – sobe ao palco na noite de abertura das festas (28 de Junho).  A noite PopularFM  - com alguns dos melhores artistas da música portuguesa - é destaque no último dia de Junho. Os The Gift estão programados para dia 1 de Julho e Dulce Pontes apresenta-se ao público que a viu nascer no encerramento das celebrações, 4 de Julho. Os concertos estão previstos para a Praça da República, a partir das 22 horas. As atuações das bandas filarmónicas da Sociedade 1.º de Dezembro do Montijo e da Academia Musical União e Trabalho de Sarilhos Grandes, também já foram confirmadas. 
A animação, com o envolvimento do movimento associativo local, vai distribuir-se por cinco palcos: ao da Praça da República (a cargo da comissão de festas) juntam-se os palcos da Dance Fusion (no Cais das Faluas, nas imediações do terminal da rodoviária), da SCUPA (na Avenida dos Pescadores), do Motoclube do Montijo (no Jardim da Casa Mora) e da associação A Quadrada (na Praça Gomes Freire de Andrade).
Há marchas populares, ranchos folclóricos, bombos, charanga da alegria, muitas demonstrações de zumba e outras danças, bailaricos populares, grupos corais, noites de comes e bebes, almoços de pescadores, tertúlias animadas e, claro está, o Bibe Eléctrico que percorre as ruas da festa com a boa disposição habitual nas noites de festa que regressam dois anos após paragem forçada devido à pandemia. As tertúlias e a festa brava também estão em destaque no programa. 

Comentários

  1. Bela foto meu filho com meus neto, numa rua que tanto a decorei.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário