Feira Nacional do Porco regressa ao Montijo de 12 a 14 de Maio

Cidade espera cerca de 10 mil visitantes na maior feira da suinicultura do país 

Realizou-se, nesta quinta-feira, a conferência de imprensa de apresentação da 25.ª Feira do Porco que se realiza a 12, 13 e 14 de Maio de 2022, no Montijo. A Feira que se realiza no recinto do Parque de Exposições Acácio Dores, é um "evento de promoção do setor da suinicultura, com repercussão nacional e internacional, que acolhe anualmente inúmeros visitantes, e representa um evento crucial para a dinâmica do setor", explica a autarquia. A última Feira do Porco realizou-se em 2018 e foi, entretanto, alvo de sucessivos adiamentos devido à evolução da situação epidemiológica decorrente da pandemia da covid-19. Regressa no pico da primavera com muitas novidades e muita animação. Quim Barreiros é um dos nomes "grandes" do evento, onde também não falta uma noite PopularFM, com Toy, Luís Gomez, Ana Duarte, Miguel Moura e Doce Geração. A organização espera a visita de 10 mil pessoas. O certame encerra com a atuação dos Los Romeros. 
Feira foi apresentada esta quinta-feira no Montijo 

O presidente da Câmara do Montijo destacou a cooperação entre o município e a federação ao longo destas 25 edições: “uma colaboração de grande sucesso e de enorme importância para a cidade, para o país e para o setor da suinicultura”. 
Nuno Canta salienta que “é uma parceria que nos orgulha bastante, que nos motiva imenso. Esta 25.º edição vai mostrar o que de melhor se faz no setor, mas, também, outros aspetos da atividade económica como a inovação, o desenvolvimento científico e a sustentabilidade no sentido do bem-estar animal e eficiência económica”.
O autarca terminou a sua intervenção deixando o repto que “a Câmara Municipal vai continuar a insistir na presença desta feira que traduz a nossa história, orgulha a nossa história e projeta o Montijo no futuro”.
O presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores referiu que “esta feira tem a particularidade de afirmar o setor em todas as suas vertentes e também de demonstrar aquela que é a resiliência do setor ao longo dos últimos anos”.
David Neves reconheceu a “Câmara do Montijo como parceiro fundamental na realização destes eventos”. Recorde-se que no passado mês de Março a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores e a Câmara assinaram um protocolo para a realização da feira que, para além da cedência do Parque de Exposições Acácio Dores, reforçava o compromisso da câmara e da Comissão Organizadora do certame com a melhoria das condições de conforto e higiene do recinto. 
Mais recentemente, no dia 4 de Maio, em reunião de câmara, a autarquia aprovou ainda a atribuição de um apoio financeiro à Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, no valor de 15 mil euros.

Regresso com muitas novidades 
Crianças vão poder ver e tocar os porcos de perto 
Para este ano, a Feira Nacional do Porco conta com grandes novidades, como os Prémios Inovação nas áreas do Ambiente, Bem-Estar Animal e Nutrição. O conceito pretende distinguir os principais avanços tecnológicos nos eixos centrais da suinicultura moderna, que vão ao encontro das grandes preocupações do setor e do consumidor.
Pela primeira vez, será também apresentada a vertente de solidariedade social da Feira, com "a atribuição de parte das receitas da bilheteira e da totalidade do leilão da Pig Parade vai para o Centro de Acolhimento Temporário “Sol dos Meninos”, no Montijo.
Apesar de ser um evento predominantemente direcionado ao público profissional do setor da suinicultura e da fileira da carne de porco, a Comissão Organizadora mantém uma forte ligação com o público em geral, promovendo um programa lúdico para toda a família, onde se destaca a atuação de Quim Barreiros no dia 13 de Maio. E a noite da PopularFM, que reúne no mesmo palco, Toy, Luís Gomez, Ana Duarte, Miguel Moura e Doce Geração, a 12 de Maio às 22 horas, apresentada por Susana Roldão que apresenta nessa noite um grupo de bailarinas residentes da rádio da música portuguesa, composto pelas passistas da Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias. O grande palco encerra no sábado, 14 de Maio, com os Los Romeros. 
Naturalmente a gastronomia e a exposição de animais vivos serão, mais uma vez, grandes atrativos para os milhares de visitantes [cerca de 10 mil avança a organização] esperados nos três dias em que decorre o evento, a par das tasquinhas, showcookings e concertos, num total de área coberta de sete mil m2, distribuída por quatro pavilhões, com cerca de 350 expositores nacionais e internacionais.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários