Bilhetes entre Setúbal e Tróia voltam a aumentar

Preço aumentou para 8,40 euros, mais 30 cêntimos do que em Fevereiro 

O preço dos bilhetes entre Setúbal e Tróia para uma pessoa (ida e volta) aumentou para 8,40 euros, mais 30 cêntimos do que no início do ano. A Atlantic Ferries subiu o tarifário das viagens fluviais desde o início deste mês. Os preços elevados têm sido muito contestados. O tarifário não prevê descontos para idosos ou crianças com menos de cinco anos. O passe mensal custa 88,40 euros, mais do dobro do passe Navegante (40 euros), que permite viajar em toda a Área Metropolitana de Lisboa. A Atlantic Ferries integra o Grupo Sonae, que detém o empreendimento turístico de Tróia.
Férias em Tróia estão cada vez mais caras

É quase verão. E no verão de antigamente a população de Setúbal ia para Tróia quase todos os dias. Uma das praias mais procuradas. Mas o paraíso que está a um catamarã de distância está cada vez mais caro. Este ano é a segunda vez que a Atlantic Ferries aumenta o preço dos bilhetes.
Em Fevereiro deste ano, o valor do bilhete individual para fazer a travessia entre Setúbal e Tróia aumentou 35 cêntimos, chegando aos 8,10 euros. Este mês, o preço voltou a aumentar, desta vez 30 cêntimos, ou seja, agora o bilhete fica por 8,40 euros. 
A tarifa para cinco viagens custa 37,80 euros por passageiro e, para 10 viagens, 71,40 euros. Os miúdos até aos cinco anos continuam isentos de qualquer pagamento. Contudo, os passes mensais mantêm o valor, continuando a 88,40 euros para o passe normal e a 46,80 euros para o passe estudante.
O preço para o ferry também aumentou. O bilhete para veículos ligeiros de passageiros, mercadorias ou mistos até 3500 quilos, incluindo condutor, é agora de 18,70 euros. Para duas viagens o valor chega aos 33,70 euros e, para cinco viagens, 74,80 euros.
Se optar por levar um atrelado de campismo, de desporto ou autocaravanas, terá de pagar 30,30 euros que inclui já o condutor. Por sua vez, para levar uma bicicleta o valor é de 5,30 euros. Para o ferry, o bilhete para os miúdos até cinco anos também é gratuito. Pode consultar a tabela de preços completa no site da Atlantic Ferries.
Preços "demasiado altos" para os banhistas escolherem a margem do Sado como destino de praia. Era assim antes, quanto milhares de setubalenses bem como de outros municípios vizinhos de Setúbal se faziam ao "paraíso bem em frente da cidade".  Assim, a falta de opção, leva muita gente para as praias da Arrábida, Costa de Caparica e de Sesimbra. 
A  Atlantic Ferries ficou fora do passe navegante [cujo preço é de 40 euros em todos os transportes dos distritos de Setúbal e Lisboa. Em 2019 a empresa esclareceu que "não recebeu qualquer proposta" nesse sentido, e lembra que "é uma concessão que não aufere qualquer comparticipação pública pela sua atividade, nomeadamente indemnizações compensatórias, apesar de prestar um Serviço Público de Transporte Fluvial de Passageiros, Veículos Ligeiros e Pesados e de Mercadorias entre Setúbal e a Península de Tróia". 
"Esta situação impõe que o seu preçário reflita os custos da operação e os avultados investimentos realizados", sublinhou a empresa nessa altura. Neste momento, um bilhete de ida e volta para Tróia, para um passageiro apeado no catamarã, custa 8,40 euros. São duas as embarcações que executam regularmente o serviço, cada uma delas com capacidade para 350 passageiros.


Comentários

Enviar um comentário