Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo já está na estrada

"Tradição única que atrai visitantes de todo o país" está de volta

Cancelada dois anos consecutivos, devido à pandemia de covid-19, a Romaria a Cavalo que liga os concelhos de Moita e Viana do Alentejo decorrem até sábado. Centenas de romeiros partem esta quarta-feira, às nove da manhã, da Moita, em direção ao Santuário de Nossa Senhora de Aires, Viana do Alentejo, no distrito de Évora, onde vão chegar a 23 de Abril, depois de uma viagem de 150 quilómetros. A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição antiga que levava os lavradores da Moita a deslocarem-se, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.
Romaria parte esta manhã da Moita em direção ao Alentejo

A tradicional Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, em vigésima edição, volta a realizar-se, com maior número de participantes, depois de dois anos de interregno por causa da pandemia.
A XX edição do certame reúne, de novo, romeiros de diferentes pontos do país que querem a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, a cavalo ou de charrete ou carroça, levando consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de Nossa Senhora de Aires.
“É com grande expectativa, que todos esperam pelo regresso desta tradição”, afirmou o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, manifestando “dupla satisfação: não só pela continuidade de uma tradição que nos define e que atrai visitantes de todo o país à Moita”, mas também por significar um progressivo regresso à normalidade após dois anos de pandemia.
“É uma importante tradição, com raízes seculares, e com um peso muito forte na economia local”, conta Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, aquando da apresentação do evento, garantindo que o seu concelho “estará pronto para receber todos aqueles que o queiram visitar”.
Além do caráter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.A apresentadora Mónica Jardim e o ator e cantor F.F. serão os padrinhos da vigésima edição da Romaria a Cavalo, que parte da Moita, em direção a Viana do Alentejo, onde chega dia 23, pelas 17 horas.
A embaixadora do Alentejo revelou que o convite para ser madrinha deste evento foi “irrecusável” e apelou a todos para que acompanhem a iniciativa, que considera ser uma tradição “bonita e emotiva” com especial destaque para o momento da partida, na vila da Moita.
O também embaixador do Alentejo F.F. é, apesar das ligações à região, pela primeira vez, padrinho da romaria, num convite que o deixou muito feliz. “A minha família é, maioritariamente, toda do Alentejo e tive a sorte de aí viver”, revelou, tendo sido no Alentejo que começou a cantar e a perceber “que o futuro ia passar pela música”.

Uma tradição que liga as duas localidade
Romeiros fazem 150 km pela antiga Canada Real
Para receber os muitos visitantes esperados, segundo a autarquia moitense, as duas vilas vão “vestir-se a rigor com colchas, mantas, e outros adereços, outrora exibidos em ocasiões religiosas, e tão característicos desta romaria que consagra, como poucas, a união entre o sagrado e o profano”.
A Romaria a Cavalo é uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado, sendo um dos maiores eventos equestres nacionais. Depois da sua interrupção por mais de 70 anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no quarto domingo do mês de Abril.
Naquele tempo, os lavradores da Moita deslocavam-se ao Santuário de Nossa Senhora de Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, conhecida como Estrada dos Espanhóis, através de caminhos de terra batida, para serem benzidos e pedirem boas colheitas.
Da comissão organizadora fazem parte os municípios da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários