Reforço na segurança e socorro de todos os barreirenses

Bombeiros Sul e Sueste ganha 3ª Equipa de Intervenção Permanente

O Barreiro ganhou mais uma Equipa de Intervenção Permanente, graças aos protocolos, assinados entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a autarquia do Barreiro e a Associação Humanitária dos Bombeiros Sul e Sueste, numa cerimónia realizada junto ao Mercado 1.º de Maio, no Barreiro. Na prática, esta assinatura significa a criação da 3ª Equipa de Intervenção Permanente pertencente a esta Corporação de Bombeiros, o que perfaz a existência de cinco equipas de socorro em permanência, no total, no Concelho do Barreiro. Estas equipas, constituídas por Bombeiros profissionais "vêm melhorar a eficiência da Proteção Civil e das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes no nosso território", sublinha a autarquia em nota de imprensa. 
Barreiro com mais 25 bombeiros profissionais 

Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, caraterizou “os Bombeiros como sendo um dos principais garantes da segurança de todos” e elogiou o Presidente da Autarquia, Frederico Rosa, por ser “visionário e inteligente em investir nos Bombeiros, porque estes investimentos são críticos e podem fazer uma enorme diferença na nossa sociedade”. 
A governante lembrou a aposta do Governo na criação de Equipa de Intervenção Permanente por todo o país, somando, à data de hoje, mais de 600 equipas e três mil operacionais e deixou o compromisso de continuar a percorrer este caminho de aposta e investimento porque “sem Bombeiros, Portugal nunca seria o país que é hoje”.
Para o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, a assinatura deste protocolo é mais um passo em frente que o Barreiro dá ao nível da sua Proteção Civil e Corpos de Bombeiros. “O Barreiro passou a ter 25 Bombeiros profissionais com a constituição desta Equipa de Intervenção Permanente, para além de já ter um Centro Operacional de Proteção Civil que é referência no país. Para estarmos em segurança é necessário treino, formação, equipamentos e garantir a todo o momento as necessidades mais prementes”, disse.
O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa enalteceu “a visão acima da média do edil”, que desde cedo percebeu a importância de ter um sistema de Proteção Civil forte e capaz. “Não há segurança sem o apoio das autarquias e o Presidente é um exemplo de parceria para o que realmente importa que é a segurança dos munícipes e dos portugueses”, elogiou.
O presidente da Corporação, Eduardo Correia destacou o apoio financeiro do município, que duplicou nos últimos quatro anos, para além das conquistas tão almejadas como o protocolo assinado com o INEM, nova viatura de combate a incêndios, aposta na formação e a criação do destacamento em Santo António da Charneca, graças ao papel desempenhado pelo autarca Frederico Rosa. 
Foram estas e outras conquistas que levaram a Corporação de Bombeiros Sul e Sueste a propor à Liga Portuguesa dos Bombeiros Portugueses, a entrega da sua mais alta distinção, o Crachá de Ouro dos Bombeiros Portugueses a Frederico Rosa. Momento que para surpresa do homenageado aconteceu no decorrer do evento.

Comentários